Conheça a história do grupo que promove auxílio às vítimas de câncer, em Brusque
Mulheres Polivalentes se reúnem todo mês para trocar experiências
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da clínica da mulher, promove mensalmente
o encontro do grupo “Mulheres Polivalentes”, criado para dar suporte e acolher pacientes em tratamento ou que já tenham superado o câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa surgiu em 2015 e, reúne em média 15 participantes a cada reunião.
A iniciativa têm por objetivo a troca de experiências entre pacientes e orientações para superar o trauma das doenças. Durante os encontros são apresentadas palestras com equipes multidisciplinares nas áreas da psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, enfermagem e da medicina. Outras atividades recreativas como passeios também são realizados, visando proporcionar momentos de alegria e prazer para ajudar na superação das doenças.
A enfermeira Thaisi da Cunha, que coordena a clínica da mulher, explica que a meta do grupo é promover o bem-estar e, ainda, oferecer apoio clínico e emocional às pacientes. “É um grupo de apoio onde a troca de experiência de quem já superou a doença, acaba servindo de exemplo para as novas integrantes que estão no início do tratamento. Muitas vezes os familiares também participam dos encontros e auxiliam na motivação”.
Na última quinta-feira, 18, aconteceu a confraternização julina, com guloseimas e um bate papo informal. O local escolhido para o encontro foi o auditório da Secretaria de Saúde.
Para participar basta procurar a Clínica da Mulher, na Policlínica Central. Mais informações: 3255-6840.