Conheça as equipes que disputam as semifinais da Série D com o Brusque
Já garantidos na Série C, Brusque, Ituano, Jacuipense e Manaus querem coroar campanha do acesso com título nacional
Já garantidos na Série C, Brusque, Ituano, Jacuipense e Manaus querem coroar campanha do acesso com título nacional
Após a histórica goleada sobre a Juazeirense (BA) que garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o Brusque passa a pensar no título da quarta divisão nacional. Como o quadricolor tem a melhor campanha entre os quatro semifinalistas, o adversário é o Ituano (SP), que tem a pior campanha quando comparado com os outros dois “campeões” que conquistaram o acesso, Manaus (AM) e Jacuipense (BA). Sem toda a expectativa e a atmosfera do tudo ou nada que cerca as quartas de final, as quatro equipes buscam coroar seus acessos com um título nacional.
A partida de ida está marcada para este domingo, 28, às 16h, no estádio Novelli Júnior, em Itu. O Brusque marcou a partida de volta para domingo, 4 de agosto, aniversário do município, às 16h.
Dos semifinalistas, o Ituano é a equipe mais vitoriosa e é a que tem mais experiência a nível nacional. Campeão paulista de 2002 e 2014, possui também o título da Série C de 2003, quando a terceira divisão era o escalão mais baixo do futebol brasileiro. Só em 2008 voltou à Série C, de onde caiu para a Série D. Não havia retornado desde então, mesmo com bons times, incluindo o que conquistou o Paulista de 2014.
O Galo de Itu chegou à Série D de 2019 terminando o Campeonato Paulista de 2018 no 12º lugar. Dentre os times que não estavam nas três primeiras divisões, ficou na terceira posição, conquistando a vaga.
No Grupo A13, o Ituano ficou no segundo lugar, atrás do Brasiliense (DF) e à frente de URT (MG) e Serra (ES). Na segunda fase, despachou a Caldense (MG), dona da melhor campanha da Série D ao fim da fase de grupos, com vitórias por 2 a 1 e 2 a 0. Nas oitavas de final, eliminou o Vitória (ES), com uma virada no jogo de volta por 2 a 1. A partida ainda contou com um pênalti a favor marcado fora da área em lance de mão na bola.
Nos duelos que decidiam o acesso, contra o Itabaiana (SE), a equipe do técnico Vinícius Bergantin venceu por 3 a 1 em casa, no Novelli Júnior, e foi derrotada no último sábado, 20, por 1 a 0, garantindo o acesso.
O duelo entre Brusque e Ituano marca também o confronto entre os dois artilheiros da Série D: Os atacantes Júnior Pirambu e Gui Mendes possuem oito gols cada. O goleador do Galo tem apenas 18 anos.
Ituano Futebol Clube
Fundação: 24/05/1947
Participações em Série D: 5
Município: Itu (SP)
Estádio: Novelli Júnior (municipal)
Principais títulos: Campeonato Paulista (2002 e 2014)
O Manaus (AM) é o caçulinha da turma que luta pelo título. Fundado em 2013 com a iniciativa de Luis Mitoso, então vereador e ex-presidente de um clube tradicional do Amazonas, o Nacional (AM), o clube subiu da segundona amazonense já em seu primeiro ano.
Em seus seis anos de existência, o clube acumula um tricampeonato estadual (2017-2018-2019). Em 2018, já havia lutado pelo acesso a Série C, mas caiu nas quartas de final da Série D em confronto contra o Imperatriz (MA). No mesmo ano, chegou às semifinais da Copa Verde, competição que reúne clubes do Norte e do Centro-Oeste.
Na Série D 2019, o Manaus foi o líder do Grupo A2, à frente de Real Ariquemes (RO), Galvez (AC) e Santos (AP). Na segunda fase, passou pelo conhecido Real Ariquemes. Nas oitavas de final, despachou o São Raimundo (PA) nos pênaltis. Nas quartas de final, após perder para o Caxias (RS) por 1 a 0 fora de casa, venceu por 3 a 0 e conquistou o acesso.
A vitória sobre o Caxias, na verdade, teve o maior público desta Série D. Mais de 44 mil pessoas compareceram à Arena da Amazônia para apoiar o Gavião. Na fase de grupos, o Manaus não havia mandado partidas com mais de 600 torcedores. Na segunda fase, o público presente registrado foi de 1.096 torcedores, e nas oitavas de final, 3.621.
Manaus Futebol Clube
Fundação: 05/05/2013
Participações em Série D: 2
Município: Manaus (AM)
Estádio: Ismael Benigno, a colina (estadual) e Arena da Amazônia (estadual)
Principais títulos: Campeonato Amazonense (2017, 2018 e 2019)
O Jacuipense (BA) foi fundado em 1965, mas apesar de já ser um clube quinquagenário, tem um retrospecto muito recente de conquistas relevantes no futebol profissional. Seu único título é o da segunda divisão baiana em 1989.
No Grupo A7, o Leão do Sisal deixou ASA (AL), Campinense (PB) e Vitória (PE) para trás, e se classificou com 15 pontos, na liderança. Na segunda fase, eliminou o Central (PE) nos pênaltis, e nas oitavas de final, eliminou o América-RN, um dos clubes mais tradicionais que disputaram esta Série D. Após um 0 a 0 na Arena das Dunas, venceu por 1 a 0 no Valfredão e seguiu adiante.
Contra o Floresta (CE), nas quartas de final, o Jacupa vencia por 2 a 0, mas deixou a equipe de Fortaleza empatar em 2 a 2. No jogo de volta, no Valfredão, a equipe venceu por 1 a 0 e o acesso foi garantido.
Esporte Clube Jacuipense
Fundação: 21/04/1965
Participações em Série D: 2
Município: Riachão do Jacuípe (BA)
Estádio: Eliel Martins, o Valfredão (municipal)
Principais títulos: Segunda divisão baiana (1989)