Conheça as participantes do concurso “A Melhor Cuca da Vovó”
Competição ocorreu na tarde desta sexta-feira
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 5, o concurso “A Melhor Cuca da Vovó”, no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof. A competição faz parte da programação do 6º Festival Nacional da Cuca, que ocorre neste fim de semana, em Brusque.
Segundo a consultora de núcleos da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), a ideia da prova surgiu para atrair o público de idosos para as atividades que ocorrem dentro do pavilhão durante o evento.
O concurso recebeu a inscrição de três participantes: Rosane Mannrich, Lourdes Fischer de Oliveira e Maria José Serra.
Elas inscreveram uma receita de cuca e tiveram duas horas para produzir duas unidades. Durante a prova, os sete jurados passavam para verificar a produção e conversar com as competidoras.
Os jurados eram Herbert Pastor, Daiane Rossano, Regina Aparecida Machado Albuquerque Martinenghi, Henriqueta Tereza Zucco Fantini, Karla Prunner Fischer Boos, Érica Ristow e William Paranhos.
As notas serão dadas pela aparência, sabor, criatividade, viabilidade comercial, riqueza de produtos, consistência da massa, equilíbrio de recheio e higiene pessoal.
A vencedora do concurso será apresentada neste sábado, 6, às 15h30, e será premiada com um forno elétrico da Fischer e um fim de semana no Fazzenda Park Hotel, de Gaspar, com tudo pago e com direito a acompanhante.
Conheça as competidoras:
Rosane Mannrich
Rosane Mannrich, 60 anos, é moradora do bairro Imigrante, em Guabiruba. Ela não é avó, mas sua cuca é bastante conhecida entre a família. “Todo mundo adora a minha cuca”, conta a participante.
Ela aprendeu a cozinhar cuca sozinha, há pouco mais de 25 anos. Nunca fez curso e trabalha produzindo cafés coloniais.
Rosane diz que se inscreveu no concurso por indicação de uma amiga. Ela não estava nervosa antes da competição começar. “O mais importante é a cuca dar certo”.
A receita escolhida pela participante foi uma cuca de coco, que ela mesma inventou. “Tudo o que faço é com muito amor”.
Lourdes Fischer de Oliveira
A brusquense Lourdes Fischer de Oliveira, de 72 anos, mora no bairro Santa Terezinha. Ela tem dez netos e todo fim de semana faz cuca para a família.
Bastante tranquila, Lourdes se inscreveu na prova com o intuito de participar e ter uma tarde diferente.
Ela aprendeu a fazer cuca aos 10 anos, ensinada pela mãe. Depois de adulta sempre cozinhou para os filhos e agora para os netos. “Eles adoram”, conta.
A especialidade dela é uma cuca de banana com farofa e nata. “Fui aprendendo sozinha”, diz a participante. O prato adorado por todos foi escolhido para a competição. “Faço com muito amor”, afirma.
Maria José Serra
Maria José Serra, a dona Zezé, tem 68 anos, e mora no bairro Limeira, em Brusque. Ela é do Maranhão, mas se mudou para Brusque 25 anos atrás.
A participante se inscreveu no concurso porque ficou sabendo por meio do grupo de bordados que participa, no bairro Santa Terezinha.
Dona Zezé tem quatro netos e costuma cozinhar para eles e também para os amigos. Ela aprendeu a fazer cuca com o marido, já falecido.
A receita preparada na competição foi a “cuca de banana da dona Zezé”, que tem uma cobertura com nata. O prato é a especialidade dela. “Essa cuca é muito boa. Faço com amor”, afirma.