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Conheça as propostas dos seis candidatos a prefeito de Brusque para a Educação

Ampliação das vagas em creche é o ponto em comum das propostas

Conheça as propostas dos seis candidatos a prefeito de Brusque para a Educação

Ampliação das vagas em creche é o ponto em comum das propostas

Os candidatos a prefeito de Brusque apresentaram 85 propostas para a área de educação em seus planos de governo protocolados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

A ampliação de vagas em creche é uma das propostas citadas por cinco, dos seis candidatos a prefeito. Confira:

  • Criar em média 1.100 vagas em creches em toda a extensão do município;

De acordo com o sistema Fila Única, da Prefeitura de Brusque, consultado em 8 de outubro, o número de crianças que aguardam na fila por uma vaga na educação infantil é de 1.374, ou seja, seria preciso criar, pelo menos, 1,4 mil vagas para derrubar o déficit das creches em Brusque.

  • Reformar e ampliar a rede municipal, com destaque para construção e manutenção de quadras poliesportivas cobertas;
  • Gestão completamente comprometida com a melhoria dos indicadores de educação, vamos até o último ano de gestão devolver a Brusque o mérito de ter atingido a meta do Ideb.

  • Todas as crianças nas creches e escolas (derrubando o déficit nas creches);

De acordo com o sistema Fila Única, da Prefeitura de Brusque, consultado em 8 de outubro, o número de crianças que aguardam na fila por uma vaga na educação infantil é de 1.374, ou seja, seria preciso criar, pelo menos, 1,4 mil vagas para derrubar o déficit das creches em Brusque.

  • Fornecer uniformes e material escolar;

A Prefeitura de Brusque já fornece uniformes e material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino.

  • Voltaremos com o programa das creches domiciliares;As creches domiciliares estavam no plano de governo do prefeito Jonas Paegle, entretanto, o projeto não saiu do papel. Em entrevista ao jornal O Município, em dezembro de 2019, a secretária de Educação, Eliani Buemo, afirmou que o modelo hoje é inviável, devido a todas as exigências legais que devem ser cumpridas para se conseguir a autorização de funcionamento desses espaços.
  • Melhoria na estrutura física e modernização nos equipamento das escolas e creches do município;
  • Aperfeiçoamento permanente dos professores;
  • Transporte universitário para Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú totalmente gratuito.

  • Construção coletiva do Projeto Escola Para a Vida, visando tornar a educação municipal atrativa, inovadora, transformadora, inclusiva e conectada com a realidade;
  • Construção de Centro Municipal de Ciências e Astronomia (Centro II), a partir de recursos a serem obtidos junto aos governos estadual e federal;Em 2007 a prefeitura iniciou as obras do Observatório Astronômico de Brusque, no Mont Serrat. A obra, entretanto, não foi concluída e as ruínas do que seria um dos mais completos centros de astronomia do Brasil continuam abandonadas. A construção do espaço é envolta em polêmicas. Quando assumiu a prefeitura, em 2009, Eccel alegou que o ex-prefeito Ciro Roza deu a obra como concluída. Roza nega e o caso está na Justiça. Ao longo dos anos, a prefeitura tentou retomar a obra, solicitando recursos para os governos estadual e federal, mas sem sucesso.
  • Retomar o projeto de escola de formação integral;
  • Retomar o processo de eleição direta para diretores de escolas de ensino fundamental;
  • Ampliar o programa de formação continuada dos trabalhadores da educação, incluindo o uso de novas tecnologias, especialmente através do Núcleo de Tecnologias Municipais;
  • Promover e incentivar o ensino de novas tecnologias para crianças, jovens, adultos e idosos, através do Centro Municipal de Inclusão Digital;
  • Fortalecer e ampliar os programas de educação ambiental, por meio de visitas e programas na RPPN Chácara Edith e Horto florestal, dentre outros;
  • Incentivar a criação de hortas escolares e consumo de alimentação orgânica;
  • Reativar programas de saúde na escola e saúde emocional, como Amigos do Zippy e Maçã e implementar novo programa, do sexto ano em diante;
  • Apoiar o Proerd;
  • Garantir e ampliar a educação especial e inclusiva;
  • Estimular a educação física e fortalecer os Joguinhos Escolares;
  • Retomar projetos de música, como bandas e fanfarras, contemplando também musicalização na Educação Infantil;
  • Garantir a distribuição de uniforme e material escolar aos alunos da rede municipal de educação;
  • Garantir transporte escolar, nos termos da lei, bem como a utilização dos ônibus escolares para atividades curriculares extra escola;
  • Criação de mais vagas em creches e construção/implantação de creches, conforme a demanda local;
  • Finalizar a construção da creche do Programa Pró Infância no bairro Rio Branco;

A obra da creche do bairro Rio Branco já está concluída. A secretária de Educação, Eliani Buemo, informa que o mobiliário foi parcialmente comprado e o que faltou já está em processo de licitação. A compra de brinquedos e eletros também já estão em processo licitatório. Inclusive, a secretaria abrirá as vagas para a matrícula para o próximo ano letivo.

  • Construção de duas novas escolas de ensino fundamental (Loteamento Sesquicentenário e Dom Joaquim);
  • Ampliação, reforma e modernização permanente de prédios da rede municipal de educação, garantindo espaços para as bibliotecas escolares e para estudos e planejamentos dos profissionais da educação;
  • Apoiar a educação de jovens e adultos e a erradicação do analfabetismo;
  • Estimular a criação, pelo governo do estado, de ensino médio no bairro Limeira;
  • Fortalecer os Conselhos Escolares;
  • Buscar maior integração entre alunos da rede municipal com universidades, IFC e entidades do Sistema S;
  • Implantar projeto focado em finanças pessoais e gestão do dinheiro nas escolas da rede municipal.

  • Construção, ampliação e reformas de escolas, observando as demandas de cada bairro, sendo destaque a construção de uma nova escola no bairro Limeira com a viabilização do ensino médio em parceria com o Governo do Estado e a reforma da Escola João Hassmann, no bairro Guarani;
  • Ampliação das vagas em creches: Ampliar consideravelmente vagas nas creches por meio de novos espaços. Realização de parcerias com empresas da cidade;
  • Implantação de um novo programa de alimentação escolar de qualidade em parceria com o programa de agricultura familiar;
  • Implantação de um novo programa de contra turno escolar, fomentando assim as práticas culturais, artísticas e esportivas;
  • Educação de Jovens e Adultos: política municipal para erradicar o analfabetismo e aumentar o nível de escolaridade, através do EJA, em parceria com a iniciativa privada;
  • Inclusão Escolar: Implantação de rampas de acessibilidade em todas as instituições públicas municipais de ensino para garantir o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência, além da ampliação da frota de ônibus escolar com acessibilidade;
  • Implantar eleições escolares para definição de diretores nas escolas municipais, através de seleção e critérios técnicos e pedagógicos;
  • Capacitação geral e continuada para os servidores da área de educação, incluindo professores, monitores, serventes, merendeiras, coordenadores pedagógicos, secretárias e diretores em parceria com as universidades locais;
  • Projeto Criança Segura nas Escolas (portão eletrônico, alarmes, iluminação e câmeras nas áreas comuns);
  • Garantir uniformes e materiais escolar e pedagógico nos períodos adequados e suficientes para a demanda escolar.

  • Investir na construção de creches, compra de vagas na rede privada, regulamentar as creches comunitárias, fazendo de tudo para garantir vagas para quem precisa;
  • Promover uma merenda nutritiva e de fornecedores locais;
  • Nivelar a qualidade das creches. Compartilhar boas práticas e garantir uma infraestrutura de ponta;
  • Garantia de transporte escolar seguro, confortável e eficiente aos estudantes;
  • Implantar o programa “Creche o Ano Todo” para garantir o atendimento dos filhos dos pais trabalhadores que não têm férias ou recesso nos períodos de fim de ano. O atendimento será feito por professores que se predispuseram a trabalhar neste período e por profissionais contratados em caráter temporário;

Não está previsto o impacto orçamentário que a proposta de creche o ano todo trará para a administração. É importante lembrar que a prefeitura não pode ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com gastos com pessoal, uma vez que as contratações de profissionais aumentariam para poder colocar a proposta em prática.

  • Buscar a elaboração de um programa permanente de assistência psicológica para todas as crianças da rede pública municipal no sentido de prevenir bullying, auto mutilação, acompanhamento e terapia nos pacientes que tenham tentado suicídio ou manifestado para colegas ou professores algum tipo de tendência nessa linha;
  • Antecipar as metas de alfabetização para o 1º ano: crianças de Brusque saindo na frente;
  • Transformar a sala de aula com tecnologia: lousas digitais, tablets e laboratórios;
  • Programa Escola da Comunidade – envolver os pais e responsáveis com a escola;
  • Introdução de plano piloto de escola em tempo integral envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades como reforço escolar, esporte e cultura com currículo integrado;
  • Transformar o município de Brusque em referência no ensino fundamental obtendo uma nota média superior no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2021 a 2024;
  • Criar política municipal para erradicar o analfabetismo e ampliar o nível de escolaridade de jovens e adultos, com apoio das demais secretarias da área social, entidades, associações, Governo do Estado, sindicatos e igrejas;
  • Promover novas campanhas, premiações e concursos que incentivem a leitura e o uso mais frequente da biblioteca;
  • Fomentar a criação de feiras de ciências e competições de robótica, programação, matemática, desenvolvendo nossas crianças em diversas áreas do conhecimento;
  • Ampliar o atendimento médico, odontológico, fonoaudiólogo, psicológico e nutricional aos alunos da rede municipal de ensino, através da criação de um programa específico de atenção para a saúde do estudante (Programa Saúde na Escola);
  • Continuar as parcerias com programas do Governo Federal e Estadual, como: Brasil Alfabetizado, Mais Educação, Bolsa Futuro entre outros;
  • Buscar parcerias com a Polícia Militar para ampliar o número de escolas cívico militares em Brusque;
  • Ofertar projetos em regime de colaboração com instituições para que os alunos possam desenvolver atividades culturais e de formação em diversas áreas no contra turno;
  • Garantir a acessibilidade para quem necessita de educação especial, com professor especializado, adequando a estrutura física, fornecendo transporte adaptado e ofertando reforço no contra turno;
  • Respeito ao Plano de Carreira dos Professores, garantindo valorização da classe;
  • Dar ênfase aos projetos de formação continuada aos professores e outros profissionais da educação, bem como focar sempre na valorização profissional e da qualidade do ensino nas escolas municipais;
  • Desenvolver o projeto de gestão democrática da escolha dos diretores das instituições de ensino;
  • Implantar a escola de formação de professores para que a formação continuada seja ofertada conforme as necessidades do corpo docente e das diretrizes municipais;
  • Programas de incentivos financeiros e não financeiros para os professores trabalharem sempre motivados;
  • Promoção de melhoria na estrutura física e nos equipamentos das escolas e creches;
  • Criar a biblioteca digital municipal (centro de pesquisa);
  • Implantação, ampliação e melhoria do Programa de Informática nas escolas;
  • Efetivar um grupo gestor de educação (rede) que terá por objetivo organizar e integrar os processos educacionais no município; analisando propostas, planejando junto com os líderes escolares, projetos e planos de ação para o desenvolvimento educacional;
  • Instituir a ouvidoria educacional;
  • Implantação de cursos de qualificação ou outros nas escolas, (aos sábados), como carga horária extra;
  • Construção de quadras esportivas (cobertas) nas escolas e abri-las para o uso da comunidade, principalmente no fim de semana;
  • Implantar um sistema de fiscalização e monitoramento técnico das estruturas físicas das unidades de educação, com a realização frequente de obras de manutenção, ampliação e readequação;
  • Realizar um diagnóstico, desenhando um cenário que ajude a compreender a situação atual e as necessidades a serem atendidas na área educacional;
  • Identificar os desafios educacionais prioritários a serem enfrentados no município, buscando um equilíbrio entre a capacidade atual, as necessidades da população e as metas já́ estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação), PEE (Plano Estadual de Educação) e Plano Municipal de Educação;
  • Garantir que todas as unidades escolares da rede municipal de ensino tenham profissionais e espaços adequados para promoção do incentivo à leitura;
  • Desenvolver plataforma interativa digital para o compartilhamento de materiais, experiências inovadoras e informações por meio de reportagens, artigos científicos, relatos de experiência etc.

  • Atividades escolares sendo retomadas, seguindo os protocolos de saúde pública; bem como, readequar e locar espaços para oferecer aulas no contra turno para recuperação dos conteúdos em defasagem do ensino aprendizagem nas aulas virtuais em 2020;
  • Implantar o Programa Psicopedagógico de Avaliação de Síndromes, uma parceria entre Saúde e Educação, diagnosticando crianças com síndromes que comprometem o ensino aprendizagem;
  • Ampliar o atendimento médico, odontológico, fonoaudiólogo, psicológico e nutricional das crianças e jovens, através da criação de um programa específico de atenção para a saúde do estudante;
  • Implantar um sistema de fiscalização e monitoramento técnico das estruturas físicas e técnicas das unidades de educação, com a realização frequente de obras de manutenção, ampliação e readequação;
  • Assegurar sempre a merenda de excelente qualidade, servida através da aquisição de produtos de primeira linha, direto do produtor rural e constante capacitação dos profissionais que preparam os alimentos;
  • Discutir com os profissionais da educação a implantação de políticas de capacitação, valorização profissional e plano de carreira do magistério.

 

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