Conheça atleta de Brusque que superou obesidade e irá correr na Maratona de Boston
Após sofrer um infarto, ele decidiu mudar radicalmente de vida
O corredor Carlos Jarutais, de 40 anos, conquistou o índice necessário para competir na Maratona de Boston, que acontece no próximo ano. Por trás da conquista, no entanto, Carlos possui uma grande história de superação. O atleta amador sofria com obesidade e pesava mais de 100 quilos.
Carlos é morador de Brusque há 11 anos, é casado com Ana Lúcia Nagel e possui três filhos. Ele conta que quando estava muito acima do peso e sofria de diversos problemas, como ansiedade e hipertensão. E com muita dedicação e o apoio de sua esposa conseguiu superar os problemas.
Mudança radical
“Eu era uma pessoa que comia de tudo sem moderação, bebia muito álcool e era sedentário. Com 1,58 cm e 100 kg tinha outras doenças, precisava tomar muitos medicamentos. Assim, em 2015 tive um infarto, por isso decidi mudar minha vida”, conta. Carlos menciona também que tinha muitos problemas com sua autoestima. “Tinha vergonha de tirar fotos por ser muito acima do peso”.
Após o ataque cardíaco, Carlos relata que passou a se alimentar melhor e a realizar exercícios, em 2018 começou a correr para diminuir o peso. “Foi nessa época que tive o foco nas corridas de ruas. Foi uma grande batalha contra a balança, imagine 40 kg saindo de você”, diz.
Corridas e maratonas
A primeira corrida de Carlos aconteceu em 2018, em Brusque, na Corrida & Caminhada Rotary: Contra Diabetes, que continham provas de 5 km e 10 km. “No ano passado dei inicio aos treinos para minha primeira maratona, que realizei em agosto em Brusque, e tive um tempo de 3:17:00. Foi uma felicidade imensa”, ressalta.
O maior sonho de Carlos era entrar para a categoria Sub-3, que pertence aos corredores que realizam uma maratona com tempo inferior a três horas. Recentemente o atleta participou da Maratona Internacional de Porto Alegre, que aconteceu no dia 12 de junho. E foi nessa maratona que ele conseguiu o Sub-3 e o índice necessário para participar da Maratona de Boston, a mais famosa corrida de longa distância do mundo.
Os índices são distribuídos por categorias, que são divididas por idade. Carlos está na categoria de 40-44 anos.
“Eu achei maravilhoso, não imaginava que um dia realizaria uma maratona”, diz. Atualmente, Carlos é treinado pela treinadora de base da Seleção Brasileira de Atletismo, Dione D’Agostini. Além das corridas amadoras, ele faz parte da equipe de atletas da Low Carb, que é um programa que ajuda todas as pessoas que buscam melhorar sua saúde e, consequentemente, ter uma maior performance esportiva.
Preparação para Boston
Carlos diz que já deu inicio à preparação para competir em Boston. “Vou competir em 2023 juntamente com a equipe da treinadora Dione. Meu objetivo é realizar a prova no tempo de 2:50:00”, respondeu.
Ele também deixa um recado para as pessoas quem querem emagrecer ou até iniciar a caminhada nas competições.
“O primeiro passo é ter muita determinação e nunca desistir da dieta, dos exercícios e ter foco, em segundo lugar pensar que não é só uma dieta e sim um estilo de vida. E para todos que pretendem começar a competir, o segredo é: muito treino e nunca desistir dos seus objetivos, sempre manter o foco e seguir o que seu treinador passar”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube