X
X

Buscar

Conheça brusquenses que irão viajar de carro até Ushuaia, na Argentina

Jornada terá duração de um mês e conta com roteiro elaborado por todos os quatro participantes

Quatro brusquenses realizarão uma viagem de carro até Ushuaia, na Argentina. Um roteiro especial foi planejado pelos viajantes, que partem na aventura na terça-feira, 14. Durante um mês os amigos vão desbravar o caminho e também compartilharão os detalhes da viagem nas redes sociais.

A turma é formada por Gustavo Coelho, Michael Prates, Fernando Duarte e Rafael Peixer. Eles tiveram a ideia da viagem após identificarem que todos tinham interesse e disponibilidade para realizar uma aventura desse porte.

Escolha do destino

Gustavo e Fernando já realizaram uma viagem semelhante para Ushuaia em 2016. Na oportunidade, a dupla também viajou de carro, mas realizou a aventura durante o verão. Eles encontraram cenários e adversidades diferentes das que serão vistas desta vez.

Aventura terá duração de 30 dias | Foto: Arquivo pessoal

“A viagem realizada em 2016 tem relação com esta, pois embora não sejam exatamente os mesmo aventureiros, todos fazem parte de uma confraria de amigos chamada Bier Trinken Jugen (BTJ) – do alemão, juventude que bebe cerveja – que existe há mais de 19 anos e conta com 24 membros que se encontram todas as últimas quinta-feiras do mês”, comenta Rafael.

Como parte dos preparativos da viagem, os amigos já estão postando fotos no Instagram que servirá para compartilhar a aventura. As fotos são de arquivos da aventura de 2016.

“Ushuaia é uma meca para qualquer aventureiro e viajante que queira desbravar um destino extremo, fazendo parte do arquipélago da Terra do Fogo, sendo considerada a cidade mais austral do mundo, conhecida como ‘fim do mundo’ e ponto de partida sul da rodovia Panamericana, que vai até o Alaska”, diz Rafael.

Detalhes da aventura

A expedição, intitulada Na Terra do Fogo, será realizada em dois veículos: um Land Rover Defender 90 e uma Pajero TR4. A equipe levará diversos itens necessários para pegar a estrada, como peças mecânicas e toda bagagem para aguentar as baixas temperaturas.

Rafael comenta que no início do planejamento havia mais pessoas na equipe, mas com o tempo alguns foram desistindo. O roteiro foi elaborado de maneira flexível, pensando nos possíveis desafios que podem aparecer no futuro, como o encerramento antecipado ou um novo destino que não constava na ideia inicial.

Amigos divulgarão todos os detalhes da viagem nas redes sociais | Foto: Arquivo pessoal

“A ideia é sair de Brusque no dia 14 de junho, ir primeiro para a região dos Lagos, onde fica Bariloche, El Chaten, El Calafate, seguir até Ushuaia, retornar pelo litoral patagônico, passando por Puerto Madryn e seguir pelo litoral do Uruguai, retornado ao Brasil até em casa”, específica.

Os custos com alimentação, hospedagem e combustíveis serão divididos entre os participantes. “Se o clima permitir, estão programados alguns acampamentos durante o trajeto, assim como muitos passeios pela neve e montanhas que são coisas completamente diferentes do que temos no Brasil. Temos um limite de gastos, afinal o que faremos será também uma aventura e não apenas turismo”, destaca Rafael.

Além disso, o grupo também conta com patrocinadores e apoiadores, visando minimizar os gastos. Todos receberão destaques nas publicações e constam nos adesivos plotados nos veículos.

Veículos foram plotados com adesivos dos patrocinadores da aventura | Foto: Arquivo pessoal

Inspirações

Os aventureiros comentam que buscaram inspiração nos relatos de viajantes que realizam expedições de turismo extremo na América do Sul e que retornam para casa com uma bagagem cheia de histórias.

Eles também citam como incentivo o histórico de aventuras da dupla Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram recentemente após um grave acidente durante uma viagem nos Estados Unidos, e que comoveu todo país.

A ideia dos amigos é compartilhar os momentos da viagem nas redes sociais, com detalhes, paisagens flagradas no caminho e histórias, além dos preparativos para a jornada. O conteúdo será divulgado no perfil @naterradofogo.

A expectativa dos brusquenses é sair da zona de conforto e enfrentar adversidades em um clima atípico, com frio extremo.

“Esperamos também conhecer paisagens novas, daquelas de tirar o fôlego, curtir bons momentos entre amigos, trocar experiências com outros viajantes que encontraremos na estrada, comer parrillas, provar sabores diferentes de cervejas artesanais e chegar ao nosso destino final em Ushuaia”, planejam.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube