Conheça cinco atletas que vieram de outras cidades para participar da Fibra Fisio Marathon, em Brusque
Mais de 1,4 mil competidores de 90 cidades do Brasil estão no município para a prova
Mais de 1,4 mil competidores de 90 cidades do Brasil estão no município para a prova
Cerca de 1,4 mil atletas, de 90 cidades do Brasil participaram da 2ª edição da Fibra Fisio Marathon, a maratona de Brusque, na manhã deste domingo, 31.
A prova, realizada pela Fibra Fisio e organizada pela DTO Sports, teve percurso de 5km, 10km, 21km e 42,195km, certificado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e homologado pela Federação Catarinense de Atletismo.
A competição de Brusque também vale como índice para os maratonistas que desejam participar da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, realizada desde 1897 e considerada a mais antiga do mundo.
Grande parte dos competidores vieram de longe para superar seus limites. O grande vencedor da maratona, Alessandro de Souza, 37 anos, foi um deles. O atleta é de Curitiba, mas representa a equipe de Ijuí, no Rio Grande do Sul.
Alessandro completou os 42 km da maratona em 2h28 e foi recebido com festa pelo público e também pelos demais competidores.
Alessandro corre há 23 anos e aprovou o percurso da maratona de Brusque. “Foi sensacional. Um percurso plano, muito bom. Decidi participar da corrida ao ver que o percurso seria plano e que daria para fazer uma boa preparação”, diz.
O atleta conta que já esteve em Brusque disputando provas em outras oportunidades e agora, depois de oito anos, retorna para ser o campeão da maratona. “Estou muito feliz. Fiz uma prova estratégica e consegui a vitória”, diz.
A campeã dos 42 km na categoria feminino foi a moradora de Blumenau Diandra Costa. Ela fez a prova em 3h13 e se emocionou muito ao cruzar a linha de chegada.
Esta é a quarta maratona que a atleta disputa e a vitória teve um significado especial, já que na última maratona que participou, no ano passado, teve que desistir no meio do percurso pois começou a se sentir mal.
“Fiz uma preparação específica para esta prova desde o início do ano. Sou personal trainer, tenho uma rotina agitada e é muito difícil conseguir conciliar os treinos, mas consegui. A desistência na última prova me deixou mais forte e me motivou para vir com todo o gás para a prova em Brusque. Estou muito feliz com meu resultado”.
O atleta Yann Rodrigues, 25 anos, veio de Belo Horizonte, Minas Gerais, para participar da Fibra Fisio Marathon. Ele, que é influenciador digital, corre há quase dois anos e foi convidado para ser o embaixador da prova brusquense.
Apesar de correr oficialmente a pouco tempo, o mineiro sempre esteve envolvido com o esporte. Jogou futebol por alguns anos nos Estados Unidos, mas sempre teve um carinho pelas corridas, já que sempre acompanhou o pai neste esporte.
Na pandemia, Yann começou a se dedicar mais à corrida, mostrando sua rotina no Instagram. Logo começou a disputar provas e conquistou seguidores nas redes sociais, também apaixonados pelo esporte. Hoje, o atleta conta com mais de 250 mil seguidores no Instagram.
Na prova de Brusque, Yann correu 5km devido a uma lesão recente. Para ele, o mais importante é a participação e a confraternização com os competidores. “A prova foi muito boa. Vale muito a pena vir de longe para participar, encontrar amigos e fazer novos amigos também”.
Diego Bonfim, 37 anos, veio de Curitiba, capital do Paraná, para participar da Fibra Fisio Marathon. Ele fez os 42 km da maratona em 2h42.
O atleta corre há sete anos e iniciou no esporte por meio de outro. Ele é árbitro de futebol e durante as preparações para os jogos, começou a treinar e a gostar também de corrida.
A Fibra Fisio foi a primeira prova que disputou em Brusque e o atleta já pretende voltar para as próximas edições. “Foi uma prova muito bacana, com um clima bom, um percurso plano bem interessante”.
Aos 60 anos, Mauro Costa veio de Florianópolis para disputar a meia maratona (21km) em Brusque. Ele corre desde 2009 e neste domingo fez o tempo de 1h57.
O morador de Florianópolis sempre praticou esportes, mas foi a partir de 2014 que começou a se dedicar mais às corridas. Esta foi a segunda vez que ele correu em Brusque. Para a prova, fez toda uma preparação junto à equipe, com muitos treinos e acompanhamento médico para poder dar o seu melhor.
“A prova aqui é excelente. O percurso plano, dá mais velocidade. Vale a pena toda a preparação”.