Conheça livro que conta a história de Guabiruba desde sua colonização
Obra foi lançada na Câmara de Guabiruba na semana passada
Obra foi lançada na Câmara de Guabiruba na semana passada
No sábado, 21, foi lançado oficialmente o livro “Guabiruba – 60 anos de emancipação: Nossa história, cultura e tradição” na Câmara Municipal de Guabiruba. Um dos organizadores do livro, Roque Dirschnabel, conversou com o jornal O Município e contou aspectos da obra.
Em 2017, ano em que a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALB-SC) – seccional de Guabiruba, foi fundada, os 11 imortais já discutiam o projeto do livro nas primeiras reuniões.
“O livro teve o propósito de abranger diversos temas da cultura e tradição da nossa cidade. Foi feito um recorte desde 1860, quando Guabiruba foi colonizada, até 2020. Sobre este período, cada acadêmico escreveu sobre um assunto de seu conhecimento”, afirma.
Na época, Roque havia sido escolhido para ser o presidente da ALB-SC, seccional de Guabiruba.
A obra foi contemplada pela Fundação Cultural de Guabiruba para publicação apenas este ano, mesmo o livro já estando pronto em 2022.
“Acredito que nos temas tratados, o livro é o único de referência. Claro que existem outros livros “encomendados”, mas este foi produzido com um propósito. Ele servirá de pesquisa para novas obras”, diz.
O livro aborda diversos temas da cultura e tradição da cidade. Roque enfatiza alguns pontos.
“O Marcelo Carminatti, que é ator e dramaturgo, abordou toda a “Paixão e Morte de Cristo”, desde o início até os dias de hoje. Na arquitetura e urbanismo da cidade, o Karol Diego Carminatti escreveu sobre a estrutura do município. Ele abordou o Centro antigo e as perspectivas de crescimento para o futuro”, afirma.
Ao retratar como a cidade era no passado e sua evolução, Roque diz que a obra abre novas portas para o futuro. “O livro não só retrata o passado e o presente, mas também retrata o futuro”.
Brusquense relata mudanças na rotina familiar após diagnóstico de câncer de mama: