O veículo possui muitos itens e peças, funciona como o corpo humano, com diversos sistemas, cada qual com sua função porém o principal é o motor, que funciona como o coração de um carro. Graças a ele, você pode acelerar o quanto quiser, atingindo altíssimas velocidades em um curto espaço de tempo, proporcionando uma alta carga de adrenalina para quem está sentado atrás do volante. Encontra-se escondido sob o capô do carro, é considerado uma obra de arte, com diversas peças unidas e trabalhando em conjunto buscando garantir a locomoção segura do condutor.
A maior parte dos motores existente são do tipo combustão interna. Isso significa que a queima de combustível é feita de forma interna, transformando o calor, que é a energia térmica em energia mecânica. Funciona de duas formas: Ciclo Otto, que é a base de gasolina, etanol ou modalidade flex, que aceita ambos; e o Ciclo Diesel, que aceita apenas este tipo de combustível.
Sendo assim, considera-se importante saber mais sobre as peças que compõem o motor. Vamos entender as principais peças de um motor a combustão:
Bloco: É a maior parte do conjunto e sustenta todos os outros componentes. Sua composição pode ser feita de ferro fundido ou alumínio. O bloco determina a disposição, que pode ser em linha ou em V, por exemplo, e número dos cilindros que é onde ocorre a combustão. O bloco também possui câmaras de lubrificação e arrefecimento, podendo ser a água ou a ar, dependendo da aplicação.
Pistão: O pistão é a parte do motor que participa do ciclo de funcionamento e inicia o trabalho mecânico a partir da expansão dos gases queimados, levando força à árvore de manivelas por intermédio da biela. Tem como responsabilidade cuidar dos movimentos de compressão e expansão dos gases.
Biela: Esta peça tem a grande responsabilidade de transmitir a força gerada na câmara de combustão (recebida pelo pistão) para o virabrequim, que tem a função de gerar e enviar torque, força e rotação ao sistema de transmissão.
Cárter: Tem a função de depósito para o óleo lubrificante do motor, localizado na parte debaixo do bloco. Sua função é manter um certo nível de óleo de modo a garantir a lubrificação do motor. Está localizado na parte inferior do motor e pode ser considerado como um recipiente onde há o acúmulo do óleo para lubrificação.
Cabeçote: Esta peça é responsável pelo controle de entrada e saída do ar e combustível para dentro dos cilindros. Pode ser encontrado na parte superior do bloco e é acoplado com o uso de parafusos ou prisioneiros, sempre com uma junta entre as peças. Normalmente é composto pelo mesmo material do bloco.
Estas peças são de extrema importância para garantir o bom desempenho do veículo e é necessário estar atento a durabilidade e estado de conservação de todas elas. Como é comum apresentar sinais de desgaste e estarem perto da validade, ou seja, a ponto de não serem mais úteis e podendo apresentar defeitos que coloquem em risco a segurança do condutor, a manutenção é a forma de garantir a durabilidade e o correto funcionamento. Caso seja necessário substituir alguma destas peças e outras relacionadas ao motor, podem ser encontradas em lojas online como no site rexbo.pt ou lojas físicas de autopeças. Procure por um centro especializado para realizar a manutenção e a troca. Não tente fazer este tipo de serviço sozinho.