Conheça o aeródromo de Brusque que pode receber até aeronaves de médio porte

Fazenda Aero-Amil fica na estrada da Fazenda, entre Brusque e Itajaí

Conheça o aeródromo de Brusque que pode receber até aeronaves de médio porte

Fazenda Aero-Amil fica na estrada da Fazenda, entre Brusque e Itajaí

O aeródromo Fazenda Aero-Amil foi inaugurado oficialmente no sábado, 1. O espaço já vinha recebendo voos, mas o ato marca o início de fato das atividades no empreendimento do empresário Amilton José Reis.

A inauguração simboliza de uma vez por todas a entrada de Brusque no cenário da aviação nacional, na medida em que o aeródromo é autorizado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para receber voos de qualquer lugar.

A pista de pouso do aeródromo é asfaltada e tem 900 metros de comprimento por 18m de largura. Além disso, o empreendimento também tem sinalização e uma torre de balizamento para que as aeronaves possam pousar também durante a noite.

De acordo com Reis, a pista de pouso pode receber diversos tipos de aeronaves, por exemplo: monomotor, bimotor e turboélice, além de helicópteros.

O aeródromo é uma espécie de aeroporto, porém mais simples. Na região, também tem o Quero-Quero, de Blumenau. A diferença para o Aero-Amil é que o de Brusque é privado, enquanto o outro é municipal.

Por ser particular, para usar a pista do aeródromo é necessária a autorização prévia de Reis. Também é preciso, evidentemente, pagar. Os valores são definidos pelo proprietário.

Além da pista, a Fazenda Aero-Amil tem um hangar – onde já tem três aviões-, oficina mecânica experimental e homologada e também avgas, a gasolina azul, combustível de avião. Possui também salão de festas.

Aeronaves que já estão no hangar coberto | Foto: Marcos Borges

Reis destaca que também tem lotes à venda, para quem tem avião construir o seu próprio hangar. Por enquanto, o número de aeronaves abrigadas no Aero-Amil é pequeno, mas a expectativa é boa porque já existem várias reservas de lotes, conforme o empresário.

Fazenda Aero-Amil tem avgas, combustível de avião | Foto: Marcos Borges

Reis projeta algumas novidades para o futuro. “Estamos buscando parcerias para uma escola de voo e para o táxi aéreo”, comenta.

A ideia do aeródromo nasceu de uma necessidade do próprio Reis. Proprietário de uma aeronave, ele precisava de um local para aterrissar. Foi aí que ele resolveu fazer uma pista de pouso, inicialmente, de grama.

A escolha do local foi estratégica. O aeródromo fica na estrada da Fazenda, no limite entre Brusque e Itajaí. “Fica perto da BR-101 e é uma área de expansão urbana de Brusque”, ressalta o empresário.

Reis enxergou potencial na transformação do espaço em aeródromo comercial. “Brusque é o município do país com mais aeronaves per capita do Brasil, vejo um mercado muito grande”. As obras começaram em 2013 e seguiram até este ano, quando foi colocada a sinalização noturna.

Funcionamento
Diferentemente de um aeroporto, em que existe o “pessoal de solo” que fica com placas de sinalização e no rádio se comunicando, o aeródromo pode funcionar sem ter gente no solo.

Torre de balizamento do aeródromo possibilita melhor operação | Foto: Marcos Borges

Um piloto que partiu de Curitiba (PR), por exemplo, elabora o plano de voo antes de sair. Ele verifica que existe o aeródromo em Brusque, fala com o proprietário e comunica a Anac.

Depois, ele segue viagem em direção a Brusque. Quando chega ao aeródromo, aterrisa normalmente. Não existem questões tão burocráticas quanto nos aeroportos.

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