Conheça o aplicativo de fretamento coletivo de ônibus criado em Brusque
4Bus funciona semelhante ao Uber e promete viagens até 60% mais baratas
4Bus funciona semelhante ao Uber e promete viagens até 60% mais baratas
Entrou em operação na semana passada o 4Bus, aplicativo de celular em que os passageiros podem buscar viagens intermunicipais ou interestaduais para destinos programados. O aplicativo funciona semelhante ao Uber e promete realizar viagens até 60% mais baratas.
O aplicativo foi desenvolvido pelo brusquense André Macedo, em parceria com a Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento do Estado de Santa Catarina (Aettusc) e da Cooperativa de Transporte Rodoviário de Passageiros, Serviços e Tecnologia (Buscoop).
Macedo trabalha com tecnologia na área de transportes há nove anos e já desenvolveu outras soluções homologadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
No início do ano, a Aettusc decidiu fomentar o aplicativo por meio da Buscoop, que tem uma frota de 2,9 mil ônibus. O brusquense então iniciou o desenvolvimento do aplicativo, um processo que levou cerca de seis meses para ser concluído.
De acordo com ele, as empresas de fretamento de ônibus precisavam se adequar ao mercado, já que estavam muito dependentes do turismo. A Aettusc viu esta necessidade e criou a Buscoop já com o objetivo de desenvolver algo na área da tecnologia.
“Funciona diferente das empresas tradicionais de linhas rodoviárias. A viagem é criada por meio do aplicativo e é feito o rateio entre os passageiros, por isso, o custo é mais baixo do que uma viagem tradicional”, diz.
As rotas precisam de uma confirmação com um número mínimo de passageiros para serem realizadas, caso contrário, o dinheiro é devolvido.
Pelo aplicativo, o passageiro tem a possibilidade de sugerir um ponto de origem, destino e um horário. Os gestores do 4Bus analisam a viabilidade, veem a quantidade de passageiros que estão sugerindo viagens para o mesmo horário e destino, e então o grupo de viagem é formado.
Macedo diz que nesses primeiros dias a aceitação foi bastante positiva. Do dia 14 de novembro até o dia 29, já estão confirmadas 70 viagens.
Inicialmente, a 4Bus está atuando nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Chapecó, com viagens para destinos como Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.
A ideia é ampliar os serviços do aplicativo para todo o Brasil. Macedo destaca que o aplicativo já recebeu sugestão de saída de Brusque, mas tudo depende de avaliação e viabilidade da inclusão da nova rota.
Buser
Serviço semelhante já é oferecido pela Buser em Santa Catarina desde o fim do ano passado. O aplicativo também funciona criando grupos de viagens, rateando os custos entre os passageiros, mas assim como o 4Bus, ainda não tem saída de Brusque.
Onde encontrar o 4Bus
Para utilizar o 4Bus é preciso fazer o cadastro no site ou então fazer o download do aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.