Conheça o Atlas Solar, ferramenta que calcula a capacidade de produção de energia solar dos telhados em Brusque

Plataforma foi lançada em coletiva nesta quinta-feira, 9

Conheça o Atlas Solar, ferramenta que calcula a capacidade de produção de energia solar dos telhados em Brusque

Plataforma foi lançada em coletiva nesta quinta-feira, 9

A Prefeitura de Brusque lançou de forma oficial nesta quinta-feira, 9, o Atlas Solar, ferramenta que fornece à população, de forma gratuita, valores aproximados da capacidade dos telhados das residências de produção de energia solar.

O desenvolvimento da plataforma, que está disponível de forma on-line e gratuita, foi possível graças à parceria de Brusque com o distrito de Karlsruhe, da Alemanha, através do projeto “50 Parcerias Municipais Pelo Clima”. A cidade foi agraciada com um prêmio alemão de sustentabilidade, que financiou o projeto.

“Somos pioneiros na região e até em nível nacional. São pouquíssimas cidades que disponibilizam isso de forma gratuita para a população”, destaca Danielle Mariel Heil, coordenadora do projeto Brasil-Alemanha.

Os trabalhos para desenvolvimento da plataforma iniciaram em 2018 e seriam divulgados em 2020, mas as ações foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19.

“Há mais de dez anos essa parceria foi firmada e avançou depois da realização de um plano de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. A parceria com o distrito de Karlsruhe trouxe muitos frutos e o Atlas Solar só foi possível por causa desse plano de ação”, diz Ana Helena Boos, superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema).

Energia mais limpa

O desenvolvimento dessa plataforma atende diretamente ao item 7 – de energia acessível e limpa – dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas definidas pela ONU em 2015 que Brusque faz parte.

“É uma energia limpa e segura. O descarte das placas demora quase 20 anos e a manutenção também não gera muitos resíduos. Nada mais consciente que a gestão se voltar para energias sustentáveis. As hidrelétricas são fontes consideradas limpas, mas o Brasil passa constantemente por crises hídricas. É muito inteligente variar as fontes energéticas, é uma tendência mundial”, ressalta a engenheira ambiental da Fundema, Amabilly Schvambach.

Como funciona a plataforma

O Atlas Solar, elaborado pela empresa Geomatix, é um primeiro direcionamento para as pessoas interessadas em instalar o sistema de captação de energia solar. É possível realizar uma consulta básica e também mais detalhada, com outros valores de referência e indicadores.

“Essa análise só seria possível contratando uma empresa. É um primeiro direcionamento. Essa tecnologia inclusive será fonte para outras ações de sustentabilidade. A imagem e a nuvem de pontos disponibilizada do Modelo Digital de Superfície são do geoprocessamento de Brusque. Desta forma, foi possível gerar a geometria e inclinação dos telhados para aplicação da tecnologia”, explica a coordenadora do Geo Brusque, Camila Coelho da Silva.

Plataforma fornece perfil fotovoltaico de cada residência| Foto: Reprodução

A plataforma tem responsáveis tanto no Brasil, quanto na Alemanha, disponíveis para auxiliar na utilização do Atlas Solar. Após inserção de dados, é possível obter um perfil fotovoltaico da residência, com a área do telhado para a instalação, rendimento anual, custos do investimento, receitas geradas, o benefício ambiental, entre outros.

“Para nós, é uma alegria termos sido agraciados com o prêmio. Essa é uma preocupação mundial. Através dessa ferramenta, fica mais fácil para a população entender como funciona e investir”, resumiu o vice-prefeito Gilmar Doerner.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo