X
X

Buscar

Conheça o gasoduto Brasil-Bolívia que atravessa Brusque

Estrutura cruza 18 quilômetros do território do município, em 130 propriedades

Vital para a economia nacional, o gasoduto Brasil-Bolívia percorre 2,5 mil quilômetros do território brasileiro. Passa pelos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o que atinge 135 municípios. O canal de gás passa por Brusque e, inclusive, tem no município um dos nove Pontos de Entrega (PE) do estado.

A estrutura do gasoduto construído em parceria pelos governos do Brasil e Bolívia é gigantesca. Se contar as duas partes, ele tem 3.150 quilômetros de extensão – 2,5 mil por aqui e 557 quilômetros no país vizinho. A obra para construir esta estrutura teve custo de 2 bilhões de dólares.


O ponto de entrega brusquense

Por estar em uma das regiões mais industrializada do país, Brusque apresentou-se como um ponto estratégico para a Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia (TBG), empresa responsável pelo gasoduto no Brasil. No município, de acordo com a companhia, o gasoduto percorre 18 quilômetros do território, passando por nada menos do que 130 propriedades. O PE de Brusque ocupa uma área de 11,5 mil metros quadrados.

Os dutos têm diâmetro de 20 polegadas neste trecho e conta com uma capacidade de suprir 225 mil metros cúbicos de gás. O gás viaja milhares de quilômetros nos dois países para ser entregue pela SCGás, distribuidora catarinense, a 11 indústrias e seis estabelecimentos comerciais da região.


Operação do gasoduto

A TBG é a responsável por operar e fazer a manutenção dos 2,5 mil quilômetros do gasoduto binacional no território brasileiro. Para garantir o funcionamento 100% da estrutura, a companhia conta com equipes de campo e uma Central de Supervisão e Controle (CSV) que funciona 24 horas por dia. A alta tecnologia também está presente, pois os dutos são monitorados via satélite.


3.150 km
Extensão total do gasoduto Brasil-Bolívia

18 km
Extensão do gasoduto em Brusque

130
Propriedades são atravessadas pelo gasodutos em Brusque

11.550 m²
Tamanho da área ocupada pelo Ponto de Entrega brusquense

Foto: Divulgação/TBG