X
X

Buscar

Conheça o primeiro cemitério parque de Brusque

Espaço no bairro São Pedro tem 48 mil m²

O Memorial Brusque, primeiro cemitério parque da região, já está em funcionamento. O espaço é inspirado nos cemitérios americanos e fica em uma área com mais de 48 mil metros quadrados, na rua Nicolau Imhof, no bairro São Pedro, e conta com um jardim para jazigos individuais e coletivos.


O espaço ainda está em obras, mas já está recebendo cerimônias de enterro há cerca de três meses. Até o fim do ano, deve começar a operar o primeiro crematório de Brusque no local. E, em 2025, deve ser inaugurado um prédio para a realização de cerimônias e quatro capelas para velórios.

Projeto inclui um prédio para a realização de cerimônias e um crematório | Foto: Memorial Brusque/Divulgação

Proximidade com a natureza

A empresa responsável pelo Memorial Brusque é a SC Convênios, que já tem um outro cemitério jardim em Navegantes. “Há um tempo, tínhamos a intenção de trazer para Brusque. Precisávamos encontrar um terreno em meio à natureza e decidimos por esse espaço”, explica o gerente Guilherme Zuchi.

Durante o enterro, a grama é recortada e os caixões colocados em estruturas de concreto já construídas em cada lote. A empresa tem um aparelho chamado descensor, com uma roldana, para descer o caixão. É possível também transferir corpos de algum outro cemitério para o Memorial. A capacidade total do terreno é de 5 mil lotes.

Entrada do cemitério jardim | Foto: Bruno da Silva/O Município

Guilherme acredita que a procura por uma alternativa a cemitérios convencionais é a proximidade com a natureza, que traz um aconchego aos entes queridos.

“Aqui não é necessário fazer limpeza, não tem perigo de furto. E o clima também é diferente. É para ser um lugar onde a pessoa vem para reviver memórias, de aconchego. É possível fazer piqueniques, tocar algum instrumento, é para ser um clima mais leve”. Ele ainda destaca a segurança do local, que é fechado durante o período da noite.

Cemitério parque tem capacidade para 5 mil lotes | Foto: Bruno da Silva/O Município

Um outro diferencial do memorial é a utilização do espaço para a realização da última homenagem. “Disponibilizamos o gramado para montagem de tendas, solta de balão, instalação de cabeamento para instrumentos musicais ou canto, e também auxiliamos na busca pelos serviços”.

A empresa tem planos para uso futuro ou uso imediato e as lápides contêm QR Codes e, em um site, a família e entes queridos têm uma área liberada para inserir textos, fotos e homenagens para eternizar.

Empresa auxilia clientes na contratação de serviços e montagem de estrutura para despedidas | Foto: Memorial Brusque/Divulgação

Assista agora mesmo!

Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque: