X
X

Buscar

Conheça o processo de produção do Fenarreco Bier, o chope da Fenarreco

Bebida foi produzida especialmente para 35ª edição da festa

A 35ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) terá um chope exclusivo: o Fenarreco Bier. A bebida está sendo produzida desde agosto pela choperia Golden Bier e é uma das grandes novidades da festa neste retorno após a pandemia da Covid-19.

O proprietário da choperia, Nerio Kosenhoski, explica que a bebida que leva o nome da festa é produzida seguindo a Lei da Pureza Alemã de 1516, ou seja, os ingredientes do Fenarreco Bier são apenas água, malte e lúpulo.

“É um chope bem lupulado, maltado, bem comercial. Acredito que as pessoas vão gostar muito, porque ficou um chope bem leve”, diz.

A bebida estará à venda durante todos os dias da festa. Nesta edição, Nerio espera a comercialização recorde de chope na Fenarreco, já que a festa ficou dois anos sem acontecer.

Brassagem coletiva

Outra novidade da festa será a brassagem coletiva do chope, no dia 14 de outubro, às 17h. Neste dia, o público da festa poderá acompanhar um dos processos de produção do Fenarreco Bier.

“Vamos fazer a brassagem durante o evento, para o pessoal poder entender como funciona o processo de produção da cerveja. Todo mundo vai poder ver. Vamos levar alguns equipamentos para o pavilhão. Vai ser bem legal”, diz.

A brassagem é a etapa inicial da produção, quando o malte é cozido em água quente.

O processo 

O Município visitou a fábrica da Golden Bier para acompanhar um dia de produção do Fenarreco Bier. A bebida que será comercializada na festa leva em média 20 dias para ficar pronta, por isso, precisa ser feita com antecedência. A fábrica tem capacidade de produção de 2,2 mil litros de chope diários e o processo leva mais de 10 horas.

Veja o passo a passo

  1. A primeira etapa do processo é a moagem do malte

2. Depois de moído, o malte vai para a brassagem, onde é feita a mistura com água e os ingredientes são cozidos em várias temperaturas

3. Após todo o açúcar ser convertido, a mistura vai para a tina de filtragem, onde é separado o líquido dos grãos. Aqui, o processo demora em média 2h

4. Enquanto passa para a panela de fervura, é possível acompanhar como o chope está ficando pelo lado de fora

5. Na tina de fervura, o chope ferve durante 1h e então passa pelo processo de resfriamento: de 100 graus, cai para 14 graus. É neste momento que o lúpulo é adicionado.

6. Depois, o chope entra no tanque de fermentação, quando é adicionado o fermento. Ali, a bebida fica durante 7 dias.

7. Depois da fermentação, fica no mesmo tanque mais 12 dias, e só então o chope está pronto para ser consumido.

– Assista agora:
Saiba como deixar seu quarto moderno e confortável