Conheça os adversários do Bruscão na primeira fase da Série D
Equipe estreia neste fim de semana contra o Operário-PR em mais uma jornada pelo acesso
Equipe estreia neste fim de semana contra o Operário-PR em mais uma jornada pelo acesso
Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo são os destinos do Brusque na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A equipe tenta pela segunda vez na sua história chegar à segunda etapa da longa competição nacional, que reúne nada menos que 68 equipes.
O primeiro confronto, no domingo, 21, será contra um adversário conhecido. O Operário-PR, campeão paranaense de 2015, fez três jogos-treino com o Bruscão entre esta e a última temporada, com uma vitória para cada lado e um empate.
Já a estreia do Bruscão em casa será contra o tradicional XV de Piracicaba. A equipe paulista que carrega um título nacional no currículo – o Brasileirão Série C de 1995 -, e viveu décadas de glórias, mas volta a uma competição nacional após muitos anos.
Por fim, o adversário gaúcho da vez será o São Paulo-RS. A centenária equipe conseguiu a permanência no estadual após derrotar o Grêmio na última rodada da primeira fase, e se preparou desde então para o segundo compromisso do ano.
XV de Piracicaba
O Nhô Quim já viveu dias de glória, mas nas últimas décadas a situação da tradicional equipe paulista é de queda brusca. Para que se tenha uma ideia, a última participação do time em uma competição nacional foi em 2003. É a primeira vez que o XV participa do Brasileirão Série D, e foi possível graças à conquista da Copa Paulista de 2016.
Com dificuldades financeiras, o time havia apresentado apenas oito atletas até a última terça-feira, sendo que nenhum deles estava com a documentação oficializada. O Nhô Quim disputou a Série A2 do Campeonato Paulista e terminou na 12ª posição, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.
Nome oficial: Esporte Clube XV de Novembro
Cidade: Piracicaba (SP)
Data de Fundação: 15 de novembro de 1913
Apelidos: Nhô Quim, XV
Cores: Preto e branco
Mascote: Caipira
Principais títulos: Brasileirão Série C (1), Copa Paulista (1), Paulista A2 (5)
Estádio: Barão de Serra Negra, em Piracicaba
Data dos jogos contra o Brusque: 27/05 (Augusto Bauer); 16/06 (Serra Negra)
Operário-PR
O Fantasma é o time mais preparado e entrosado da chave. O mesmo elenco já vem treinando e atuando desde o início do ano, e além disso faz impecável estadual da segunda divisão no Paraná, com oito vitórias em nove jogos na primeira fase.
Nome oficial: Operário Ferroviário Esporte Clube
Cidade: Ponta Grossa (PR)
Data de fundação: 1º de maio de 1912 (105 anos)
Apelidos: Fantasma, OFEC
Cores: Preto e branco
Mascote: Fantasma
Principais títulos: Campeonato Paranaense (1), Campeonato Paranaense Segunda Divisão (1)
Estádio: Germano Krüger
Data dos jogos contra o Brusque: 21/05 (Germano Krüger); 25/06 (Augusto Bauer)
São Paulo (RS)
Lá dos Pampas surge o terceiro adversário do Bruscão na Série D. O São Paulo-RS também é centenário, mas mesmo assim, no futebol profissional, tem poucas glórias. O clube ostenta o título de campeão gaúcho de 1933, após uma vitória epopeica na final contra o Grêmio.
Quieto desde que o Gaúchão acabou – a campanha do time na elite não foi boa -, o São Paulo vem apresentando muitos reforços e, nos jogos-treino, impressiona. Chegou a vencer um deles contra um mistão do Grêmio na última semana. Alguns atletas, como Julio Abu, foram campeões gaúchos com o Novo Hamburgo e agora voltam ao Leão.
Nome oficial: Sport Club São Paulo
Cidade: Rio Grande (RS)
Data de fundação: 4 de outubro de 1908
Apelidos: Leão do Parque, Caturrita
Mascote: Leão
Cores: Verde e vermelho
Mascote: Fantasma
Estádio: Aldo Dapuzzo
Principais títulos: Campeonato Gaúcho (1), Campeonato Gaúcho Segunda Divisão (2)