X
X

Buscar

Conheça os projetos das primeiras entidades que irão ocupar o Complexo Chico Wehmuth

Comissão de seleção aprovou a documentação de quatro instituições

Brusque Futebol Clube, Kart Clube, Jeep Clube e Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço do Bom Vaqueiro são as quatro primeiras instituições que ocuparão o Complexo Chico Wehmuth, localizado na Volta Grande, no bairro Bateas.

As entidades já apresentaram os seus projetos de ocupação do espaço à prefeitura. A Comissão de Seleção analisou a documentação e os aprovou, com isso, falta apenas a entrega oficial do contrato que formaliza a parceria com o poder público.

Veja também:
Governo do estado fiscaliza nove empresas em Brusque

A exemplo de Luciano Hang e Havan, dona da Lemus torna-se o rosto da das campanhas publicitárias da empresa

Projetos do IFC em Brusque verificam qualidade da água e irregularidades no rio Itajaí-Mirim

De acordo com o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, as entidades terão que iniciar as obras nos próximos anos. Caso não o façam, a prefeitura poderá retomar a área e redistribuí-la.

Molina afirma que o objetivo é evitar que o terreno cedido fique com uma entidade que, eventualmente, não faça nada com ele.

O resultado da análise da comissão de seleção já foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM). As entidades podem apresentar contestação até o dia 14.

Molina não acredita que vá haver alguma reclamação neste sentido. Com isso, a assinatura dos documentos de cooperação entre prefeitura e entidades terá início.

O primeiro termo de cooperação será o do Brusque, que já está previamente agendado para a quarta-feira, 15. As demais entidades serão agendadas na sequência. Cada processo tramita em separado, então pode haver diferença nos prazos.

A Associação Cultural Brusque Deutsche Loge 59, loja maçônica, não foi aprovada pela comissão de seleção, portanto, não terá um espaço neste momento.

Entidades apresentaram contrapartida ao município

Um ponto importante do processo de parceria para o uso do complexo por parte das entidades é a contrapartida. Molina explica que é preciso que o município se beneficie dessa cooperação de alguma forma.

No caso do futebol, a comissão da prefeitura apontou que o clube promove o nome da cidade em competições de alto nível e é incentivador em diversas modalidades. Do ponto de vista social, o Brusque também tem as categorias de base. O time se comprometeu a criar múltiplas escolas para a base com oferta gratuita de vagas.

Já no caso do Kart Clube, segundo a justificativa da comissão, a entidade promove eventos de kart em Brusque que agregam pessoas, pilotos e equipes de várias cidades e estados.

Além disso, a comissão justifica que o Kart Clube atuará na criação de escolas de kart com alunos da rede pública. O serviço deverá ser ofertado de forma gratuita como contrapartida à municipalidade.

Com a nova pista, o objetivo é sediar eventos e competições a nível estadual, nacional e sul-americano. Com a realização de etapas do Campeonato Mundial de Kart, assim como de provas da “Rotax Gran Finales”.

Uma contrapartida já realizada por parte do Brusque Jeep Clube são as doações de materiais e insumos que são feitas regularmente às entidades hospitalares do município, em especial ao Hospital Azambuja.

Além disso, a comissão também aponta o benefício à economia da cidade com a Festa Nacional do Jeep (Fenajeep). O Jeep Clube também se propôs a realizar três eventos anuais de grande magnitude como contrapartida.

O CTG Laço do Bom Vaqueiro teve sua solicitação atendida também pela relevância das suas atividades. A comissão apontou que o CTG promove gratuitamente aulas de dança gaúcha, de montaria e de treino de laço.

Além disso, a entidade também realiza, em parceria com entidades filantrópicas, atividades de equoterapia, técnica que auxilia no tratamento de diversas doenças.

A comissão também indicou que o Rodeio Crioulo Nacional, realizado anualmente em agosto, já faz parte do calendário municipal e é importante na celebração do aniversário de Brusque. O CTG também propôs realizar mais eventos regionais como contrapartida.

Obras esportivas não terão dinheiro público, diz Molina

O secretário de Governo afirma que a prefeitura não pode nem fará obras para as entidades que ocuparem o complexo. Ele afirma que tem recebido muitos questionamentos de pessoas sobre se a prefeitura vai gastar com o estádio.

“Todas as despesas ficam com o Brusque, não são de responsabilidade da prefeitura, que já tem um orçamento bem enxuto”, diz Molina. O mesmo se aplica às demais entidades.
Ele afirma que a prefeitura tem orçamento apenas para os serviços públicos importantes, como custeio de obras, saúde e educação.

Prefeitura deve abrir novo edital

William Molina diz que a intenção da prefeitura é lançar mais um edital para que outras entidades possam apresentar suas propostas. Não há data para a publicação por enquanto.

O novo edital é uma forma de dar chances para associações e modalidades que querem o espaço, mas não obtiveram a documentação em tempo. Uma entidade que manifestou interesse é a Brusque Berço da Fiação BBF/Bandeirante, equipe de BMX. A BBF mantém o interesse, apesar de já ter construído uma pista para treinos.

Conheça os projetos apresentados

Brusque FC
O que será construído: uma arena, estádio de futebol, com capacidade para 15 mil espectadores. Está incluso o Centro de Treinamentos, vestiários, alojamentos, sala de imprensa, camarotes, área de atendimento a atletas (de acordo com as recomendações da Fifa) e sanitários.

Como será feito: a Havan é a principal patrocinadora e será a fonte para o pagamento do estádio. O anteprojeto já foi apresentado e ainda poderá ser modificado, mas a base está pronta. Neste momento, a rede de lojas orça o custo da obra, que deve iniciar em breve.

Kart Clube
O que será construído: pista de automobilismo em conformidade com as exigências e parâmetros internacionais, homologados pela Confederação Internacional de Kart, bem como Federação Internacional de Automobilismo (CIK-FIA), devidamente aprovado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Como será feito: o Kart Clube fechou com uma empresa de arquitetura de Itajaí e com alguns brusquenses para a parte de engenharia. O esboço inicial foi feito enviado a Brasília para projeto de captação da Secretaria Especial do Esporte. A primeira prévia foi aprovada. Agora os projetos e orçamentos prévios estão sendo melhorados. O projeto físico, com planta e modelo 3D, deverá ser apresentado ainda no primeiro semestre de 2019. O objetivo é, depois da liberação do terreno, deixar a pista pronta o mais rápido possível.

Veja também:
Justiça determina execução de travessias de pedestres na duplicação da rodovia Antônio Heil

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

João Pizzolatti continua em liberdade quatro dias depois de ter prisão decretada

Jeep Clube
O que será construído: pavilhão de eventos e exposições, pista para atividades desportivas de veículos automotores off-road, área de camping, arquibancadas para o público visitante, sanitários, estacionamento, centro administrativo, praça de alimentação e área de lazer (bosques arborizados).

Como será feito: Vilmar Walendowsky, o Negão, presidente do Brusque Jeep Clube, diz que o projeto está em fase de elaboração. Um estudante o fará como trabalho de conclusão de curso (TCC) na faculdade. Com o aval da prefeitura e o projeto pronto, a ideia é ir em busca de empresários e entidades parceiras para a construção do complexo. O objetivo é começar assim que o aterramento for terminado.

CTG Laço do Bom Vaqueiro
O que será construído: sede, cancha, banheiros, piso para compor a base de infraestrutura para montagem da tenda de lona, arquibancadas e afins.

Como será feito: O CTG busca recursos para a obra. O patrão Germano Hoffmann, o Mano, diz que não deve sair tão caro. Além disso, ele espera que a prefeitura seja parceira.