Conheça os roteiros turísticos elaborados pelo Convention & Visitors Bureau em Brusque e região

Material feito em parceria com o Sebrae está em fase de finalização

Conheça os roteiros turísticos elaborados pelo Convention & Visitors Bureau em Brusque e região

Material feito em parceria com o Sebrae está em fase de finalização

O Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau está em fase final de elaboração de roteiros turísticos que poderão ser explorados pelas agências de turismo de todo o país na região.

Os roteiros já estão selecionados e, agora, a entidade aguarda a confecção do material, que será realizada em parceria com o Sebrae. A intenção é encaminhar os folders, inicialmente, de forma digital para as principais agências de turismo do país. Posteriormente, o material impresso também será enviado para complementar e facilitar o trabalho das empresas.

O secretário-executivo do Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, Sidnei Dematé, explica que o foco da entidade é a finalização desses roteiros que, a partir de 2019, já poderão ser realizados na região.

De acordo com ele, a ‘comercialização’ dos roteiros será feita nos mesmos moldes de Balneário Camboriú. “Eles fazem um trabalho muito forte de turismo até na América Latina, então firmamos parceria com eles e nosso material estará junto, para a venda como Balneário Camboriú e região”, explica.

A entidade, que foi reformulada em novembro do ano passado, tem como objetivo potencializar resultados econômicos aos associados, por meio do fortalecimento da atividade turística e cultural da região do Vale dos Teares, formada pelos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento.

Com base nisso, foram criados os roteiros religioso, ecoreligioso, das grutas de Botuverá, passeio cervejeiro, rota do chocolate, de ecoturismo e aventura, tour cervejeiro e roteiro cultural 1 e 2.

Em todos os roteiros haverá também a possibilidade de o turista fazer compras, já que a região é conhecida por este segmento. “Todo turista gosta de levar uma lembrancinha do lugar que está visitando, então dentro de todos os roteiros, vamos deixar um tempo livre para que possam conhecer as nossas lojas e, assim, fortalecer o turismo de compras”.

Curso de guia de turismo
Neste ano, o Convention em parceria com o Senac, realizou um projeto piloto de um curso de guia de turismo em Brusque, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem nesses roteiros. O curso aconteceu em abril e a intenção é abrir turmas em 2019. O curso é à distância, com aulas uma vez por semana. “A região precisa de profissionais qualificados. Nossa ideia é para 2019 fazer uma campanha na região para que feche turmas e possamos ter as aulas em nossa cidade”.

Cicloturismo
Além dos roteiros, o Convention trabalha também em um projeto para desenvolver o cicloturismo na região. Atualmente, o projeto está na fase de levantamento técnico que é a mais minuciosa. A ideia é montar roteiro saindo de Brusque passando por Guabiruba, Gaspar, Nova Trento e o retorno para Brusque.

Conheça os roteiros

Religioso
O roteiro religioso abrange Brusque e Nova Trento. O primeiro visa resgatar a tradição do Santuário de Azambuja e também leva o turista para o Centro da cidade para visitas à Igreja Matriz São Luis Gonzaga e à centenária Igreja Luterana. Já em Nova Trento, o roteiro religioso é para conhecer o Santuário de Santa Paulina.

Ecoreligioso
O roteiro ecoreligioso mistura aventura, caminhada, ecologia e religiosidade. O roteiro faz um passeio até o Morro São José, em Guabiruba, explorando as 40 curvas e as 42 capelinhas que existem ao longo do percurso.

Grutas de Botuverá
O turista que optar por fazer o roteiro das grutas de Botuverá terá contato com a cultura bergamasca, bastante forte no município. Além das grutas, o roteiro terá visitação ao museu, passeio pelas trilhas do local até a cachoeira e uma visita aos fornos antigos de calcário.

Passeio cervejeiro
Neste roteiro, o turista fará uma visita à cervejaria Kiezen Ruw, de Guabiruba, e também à Zehn Bier, em Brusque e conhecerá todo o processo de fabricação da cerveja.

Rota do chocolate
A rota do chocolate é em Guabiruba, com visita à fábrica de chocolate San’ Nicolao e Tia Lice, além de passeios em sorveterias, cervejarias e contato com o artesanato local.

Roteiro cultural 1
Visita ao Centro Cívico de Brusque, Casa de Brusque, Instituto Aldo Krieger, Parque das Esculturas, Pavilhão de Eventos, Igreja Matriz São Luis Gonzaga, Igreja Luterana, Centro Histórico da Fábrica Renaux e ponte Estaiada.

Roteiro cultural 2 (Guabiruba)
Visita ao museu da Cultura Italiana, à capela Imaculada Conceição, Memorial Villy Dietrich (será inaugurado em breve), Restaurante Schumacher e no final do ano, passeio na Pelznickelplatz.

Tour cervejeiro
Visitas aos pubs de Brusque e Guabiruba: Zehn Bier, Gurmàn Selective Pub, Kiezen Ruw e Schweigert Bier Pub.

Ecoturismo e aventura
Passeios às inúmeras trilhas que existem, principalmente, em Guabiruba. O roteiro será oferecido em parceria com a Assepavi e Casa de Aventura.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio