X
X

Buscar

Conheça os vencedores da 6ª edição do concurso A Cuca Nota 10 do Brasil

Neste ano, 27 cozinheiros disputaram o título durante o Festival Nacional da Cuca

Lenice Fritzke, 36 anos, é a grande vencedora do concurso A Cuca Nota 10 do Brasil. A disputa foi uma das principais atrações do 6º Festival Nacional da Cuca, realizado neste fim de semana no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

A campeã desta edição é de Blumenau e preparou uma cuca de maçã com castanha. O segundo lugar ficou com Vincent Ramon Ponick, que fez a cuca frescor do verão – com abacaxi com menta e farofa de hortelã, e o terceiro lugar ficou com Simone Sueli Beck Hertel, com a cuca de pêra, maçã e especiarias. Os dois são de Jonville.

Esta foi a primeira vez que a vencedora participou do concurso. Ela cozinha apenas para a família e ficou bastante emocionada quando foi anunciada como campeã. “Estou muito feliz, não esperava vencer. Agora vou continuar cozinhando e ano que vem estarei aqui de novo”, diz.

Nesta edição, 27 competidores se inscreveram para tentar o título de melhor cuca do Brasil. O concurso, que movimentou o pavilhão, iniciou no sábado, com as eliminatórias.

Os participantes foram divididos em grupos e em cada uma das três eliminatórias os 10 jurados escolheram cinco participantes para disputarem a etapa final.

A primeira final foi realizada na manhã deste domingo, em que oito competidores prepararam suas receitas para os jurados.

A segunda final foi no começo da tarde, onde mais sete participantes tiveram duas horas para prepararem suas cucas, na busca pelo título.

Após provarem e avaliarem todas as cucas finalistas, os jurados deram suas notas e elegeram a campeã desta edição.

Rose Debatin Civinski, consultora de núcleos da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e responsável pela organização do concurso, destaca a qualidade dos participantes e também o número de inscritos para o evento que já está consolidado no calendário do município.

“Tivemos muitas inscrições na sexta-feira e o concurso foi mais um sucesso. O festival já virou tradição, o público gosta muito, prova disso é o salão lotado durante todos os dias”.

O diretor da Acibr, Marlon Sassi, destacou o caráter familiar do evento. De acordo com ele, a cada edição o festival se profissionaliza e a ideia é fazer um evento cada vez melhor. “Avançamos, planejamos coisas diferentes como a Cuca da Vovó, e posso dizer que batemos todos os recordes. O Festival da Cuca é um evento que reúne a família e estamos muito felizes por esse sucesso”.

A Acibr, inclusive, conseguiu o registro da marca do festival, o que torna ele uma exclusividade de Brusque. “Conseguimos patentear os nomes e isso é muito importante para nós. Queremos que as pessoas façam cucas e, quem sabe, não lançamos um circuito da cuca em várias cidades. Começamos como cidade da cuca, daqui a pouco seremos a região da cuca e porque não o estado da cuca”, diz.

Visita ilustre
O chef e apresentador Carlos Bertolazzi foi um dos visitantes do festival na tarde deste domingo. Ao lado do empresário Luciano Hang, o apresentador do programa Fábrica de Casamentos, do SBT, acompanhou a premiação do concurso.

Carlos destacou a importância em manter viva a tradição trazida com os imigrantes alemães para a região e revelou que não sabe fazer cuca. “Nunca me meti a fazer. Só sei comer”, diz.

O chef elogiou ainda a criatividade dos competidores e também das panificadoras da cidade, que inovam cada vez mais nos sabores do doce alemão.