X
X

Buscar

Conheça a tabela do Brusque na Copa Santa Catarina 2019

Quadricolor estreia contra o Tubarão, em 8 de setembro, no Augusto Bauer; federação explica competição com desistências

O Brusque estreia na Copa Santa Catarina 2019 contra o Tubarão, conforme tabela publicada nesta quarta-feira, 10, no site da Federação Catarinense de Futebol (FCF). A partida está marcada para 8 de setembro, domingo, às 15h30, mas horários e datas ainda são sujeitos a alterações dias antes das partidas, a critério dos clubes e da FCF. A competição teria 10 clubes, mas Hercílio Luz e Metropolitano desistiram, causando uma reformulação.

Após a estreia, o quadricolor enfrenta Joinville fora; Almirante Barroso em casa; Figueirense e Avaí, respectivamente, em Florianópolis; Fluminense de Joinville em casa; Marcílio Dias em Itajaí.

No segundo turno, mando de campo e ordem de partidas são invertidos. Ou seja, o Brusque começa com o Marcílio Dias no Augusto Bauer e termina com o Tubarão no Domingos González.

Como será
Com oito clubes, a Copa Santa Catarina terá pontos corridos na primeira fase em 14 rodadas. As quatro equipes com melhor desempenho se classificarão para as semifinais. Os vencedores das semifinais disputam a final. Estas duas fases de mata-mata serão disputadas em jogos de ida e volta, sem critério de gol fora de casa.

Como teria sido
Hercílio Luz e Metropolitano desistiram de participar da Copa Santa Catarina. O leão do Sul preferiu concentrar seus esforços financeiros na construção de seu novo estádio. A equipe de Blumenau, por sua vez, não conseguiu um patrocínio que aguardava e não tem mais acordo para o aluguel do estádio do Sesi. Desta forma, também busca construção de seu estádio próprio.

Com as duas equipes, a Copa Santa Catarina teria dez participantes jogando entre si em turno único. Ou seja, seriam nove jogos para cada equipe. Os dois piores times seriam eliminados e os outros oito se classificariam às quartas de final. Destes, quatro iriam às semifinais, até sobrar os dois finalistas.

Títulos
Juntamente com o Joinville, o Brusque é o maior vencedor da Copa SC, com quatro títulos. Mais atrás vem o Figueirense, com duas conquistas, a última em 1996. Araranguá, Criciúma, Avaí, Tubarão FC, Chapecoense, Marcílio Dias e Tubarão (o atual Clube Atlético) têm um título cada. A competição é disputada desde 1990, não foi realizada em 1994 e teve hiatos de 1999 a 2005 e de 2014 a 2016.