X
X

Buscar

Conheça trajetória do papa Leão XIV

Cardeal eleito no conclave é estadunidense e atuou por anos no Peru

O cardeal estadunidense Robert Francis Prevost foi eleito no conclave para ser o 267º papa. O novo líder da Igreja Católica escolheu o nome de Leão XIV. O anúncio “habemus papam”, que indica que o novo pontífice foi eleito, foi feito após às 14h desta quinta-feira, 8.

De acordo com o Vatican News, portal de notícias do Vaticano, trata-se do primeiro papa agostiniano. Leão XIV, de 69 anos, nasceu em 1955 em Chicago, no Illinois.

Passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou Filosofia.

No mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em St. Louis, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, e fez sua primeira profissão em 1978. Em 1981, emitiu seus votos solenes.

Estudou na Catholic Theological Union em Chicago, graduando-se em Teologia. Aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino.

Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica. Leão XIV obteve a licenciatura em 1984 e, no ano seguinte, enquanto preparava sua tese de doutorado, foi enviado para missão agostiniana no Peru.

Em 1987, defendeu tese de doutorado sobre “O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho” e foi nomeado diretor de Vocações e diretor de Missões da Província Agostiniana Mãe do Bom Conselho, em Olympia Fields, no Illinois.

No ano seguinte, ingressou na missão de Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac.

Durante 11 anos, ocupou os cargos de prior da comunidade (1988-1992), diretor de Formação (1988-1998) e formador dos professos (1992-1998); na Arquidiocese de Trujillo, foi vigário judicial (1989-1998) e professor de Direito Canônico, Patrística e Moral no Seminário Maior São Carlos e São Marcelo.

Ao mesmo tempo, foi confiado o cuidado pastoral de Nossa Senhora Mãe da Igreja, que mais tarde virou a paróquia com o título de Santa Rita (1988-1999). Foi também administrador paroquial de Nossa Senhora de Monserrat (1992-1999).

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana Mãe do Bom Conselho, de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, foi escolhido como prior geral. Exerceu um segundo mandato a partir de 2007.

Em 2013, retornou à província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação, primeiro conselheiro e vigário provincial no convento de Santo Agostinho.

Em 2014, foi nomeado pelo papa Francisco como administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, sendo elevado a bispo titular de Sufar. Ele entrou na diocese em 7 de novembro, na presença do núncio apostólico James Patrick Green, que o ordenou bispo pouco mais de um mês depois.

O seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão para explicar que “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

Em 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, na qual também foi membro do Conselho Econômico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.

Em 2019, por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos. Nesse meio tempo, em 2020, recebeu a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao.

Em 2023, o papa Francisco o chamou a Roma como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. Em 30 de setembro do mesmo ano, ele se tornou cardeal.

Como chefe do Dicastério, participou das últimas viagens apostólicas do papa Francisco. Durante a última hospitalização de seu predecessor no hospital, Prevost presidiu o rosário pela saúde de Francisco em 3 de março, na praça São Pedro.


Assista agora mesmo!

Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: