X
X

Buscar

Conhecendo Botuverá – Santa Catarina

Em 09 de junho o Município de Botuverá festeja 54 anos. Conhecida internacionalmente por suas cavernas milenares e gigantescas, a cidade foi colonizada por imigrantes italianos, principalmente da região de Bérgamo, que emprestou o nome à comemoração mais importante do lugar –  a “Festa Bergamasca”. Em 2016 a festa acontece entre os dias 10 e 12 de junho, celebrando seu jubileu de prata e se consagrando por reunir várias gerações ao redor da mesa farta servida com pratos típicos, animada ao som de música ao vivo e regada pela alegria do seu povo. Mas essa é apenas uma das atrações que o município oferece. Que tal conhecer um pouco mais sobre Botuverá, caro leitor?

O nome: tem origem na língua Tupi-Guarani e significa “bons brilhantes”, em função dos minérios existentes na cidade, especialmente o ouro, que já representou uma importante atividade econômica do município.

População: aproximadamente 4.500 habitantes.

Economia: a indústria representa 65% do movimento econômico, com destaque para o setor têxtil e de mineração (calcário).

Hospedagem: as opções ainda se resumem à duas: Hotel Sgrott, no centro, com 13 leitos e a Pousada Rural Recanto Feliz, localizada na Estrada Geral Lageado Alto, com capacidade para atender até 112 pessoas nos 11 chalés disponíveis. Uma nova opção ainda está em fase de implantação na localidade de Lageado Baixo.

Cultural: o Museu da Cultura tem inauguração prevista para junho, e o Coral Giuseppe Verdi de Botuverá leva a alegria da música tradicional italiana às celebrações e festividades da cidade.

Gastronomia: Botuverá oferece diversas opções, com destaque para o Pesque e Pague Lagoa Passarela, Restaurante e Choperia Lá na Chácara, Restaurante do Alemão, da Alzira e do Nido. Os restaurantes das Cavernas de Botuverá e da Pousada Rural Recanto Feliz atendem para almoço, mas somente com reservas antecipadas.

 

Tradições da colônia: a vinicultura artesanal trazida pelos antepassados ainda persiste, principalmente entre os agricultores das localidades de Lageado Alto e Baixo, assim como a produção de queijo ou queijinho, muito apreciados na região.

No que se refere à alimentação no seio das famílias, é comum encontrar a mesa bem servida com polenta, galinha caipira ensopada, aipim, macarrão, queijo e salame colonial.

Lazer: como a região possui água límpida em abundância, as “brincadeiras na água” são importantes opções de lazer e o Recanto Azul Piscina e Recanto Feliz são os destinos mais conhecidos. Além disso, é comum os apreciadores da canoagem descerem o rio de Botuverá até Brusque de caiaque.

Principal atrativo turístico: as cavernas das Grutas, que estão na lista das mais bem ornamentadas do Sul do Brasil.

 

Outro nome que está levando Botuverá ao mundo: Kalvelage, vodca premiada internacionalmente. A fábrica de vodca está instalada no interior e, segundo entendidos, a qualidade da água é um dos diferenciais do produto.

 

Localização: no Médio Vale do Itajaí, próximo a Brusque, Balneário Camboriú e Blumenau.

 

Potenciais turísticos não explorados:ainda há muito o que desenvolver, a exemplo do Recanto das Águas Venzon; Pedra Sessenta; a Revitalização dos Fornos de Cal; a Pedreira do Calcário; a Barragem que vai ser construída; o Turismo Rural, com a Rota das Estufas e a Rota do Colono; bem como o Turismo Ecológico com trilhas no Parque Nacional Serra do Itajaí e no Morro do Barão.

O lugar impressiona pela beleza e a proximidade com o verde fazem de Botuverá um roteiro obrigatório para os amantes da natureza.

Quem chega desavisado, nem imagina os encantos que a cidade reserva…