Conselho das Entidades entrega pleitos aos candidatos a prefeito de Brusque; confira lista
Documento conta com 16 reivindicações; todos os candidatos assinaram
Documento conta com 16 reivindicações; todos os candidatos assinaram
Nesta quarta-feira, 23, o Conselho das Entidades entregou a carta de reivindicações aos quatro candidatos a prefeito de Brusque. Nos documentos constam uma lista de 16 pleitos. O evento ocorreu no Centro Empresarial de Brusque (Cescb) e contou com a presença dos candidatos André Vechi (DC), Molina do Ari (MDB), Paulo Eccel (PT) e Simas (PP).
Durante as falas de representantes das entidades, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, citou a parceria do Sistema S. Em sequência, falou do problema de creches no município e sugeriu um projeto-piloto, com horário diferenciado.
“O comércio precisa [de creche] até as 20h, os pais têm dificuldades de buscar as crianças antes”, apontou. “O turismo é o novo petróleo que está chegando. Deem atenção ao turismo”, também comentou.
Já a presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), Rita Cássia Conti, destacou espaços públicos com necessidade de atenção: a rodoviária, a Arena Multiuso Brusque e o pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening, falou sobre o cenário de criação de empregos no município. Também, reforçou a fala da Rita sobre o pavilhão. “Infelizmente precisa de reparos. O que a gente conversa entre as entidades é que precisamos ter uma reforma urgente”, ressaltou.
Durante sua fala, o presidente do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab), Vinicius Becker, destacou o item 2 da carta de reivindicações. “Nós como entidades e empresários sabemos que o dinheiro é curto. Ou aumentamos impostos, ou reduzimos a máquina pública. Então, imagino ser preciso reduzir esses gastos, procurando fazer mais com menos no poder privado e acho que esse deve ser o caminho no poder público”, defendeu.
Em seguida, falou o presidente do Observatório Social de Brusque (OSB), Evandro Carlos Gevaerd, que pediu por uma gestão transparente e que foque nos resultados. “Que seja uma administração muito profícua na busca dos resultados, no bom emprego dos recursos públicos”, disse.
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Ralf Maschio e Silva, ressaltou a conclusão do Plano Diretor, ainda em formulação. Ele também falou sobre fiscalização de canteiros de obras, necessidade de cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil e destacou a atenção o item 5 da carta, sobre pessoas em situação de rua.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Brusque, Ildete Regina Valle da Silva, pediu compromisso dos candidatos com a continuidade de projetos bons para a sociedade. “Olhar o que temos de bom e seguir para o futuro. Não desfazer o trabalho de um ou de outro, mas pensando em Brusque”, pontuou.
Por fim, a reitora do Centro Universitário Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz, reforçou a necessidade de continuidade das ações e a preocupação das entidades em participar do processo, mesmo que seja por um período curto. “Estamos juntos e caminharmos juntos, pois assim somos mais fortes. Principalmente com a Unifebe, que pode contribuir muito na área da saúde”, ressaltou.
Outro ponto destacado por Rosemari é a preocupação com a área de saneamento básico. “O fornecimento de água e saneamento de esgoto, aquilo que a gente não vê. É um investimento alto, mas precisamos começar por algum lugar”, completou.
Após os representantes das entidades, cada um dos candidatos, por ordem de sorteio, teve até 5 minutos de fala. Ao completar seus discursos, todos eles assinaram a carta de reivindicações.
– Rita Cássia Conti, presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr);
– Alcir Inácio Otto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque);
– Ralf Maschio e Silva, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon);
– Onésia Adriana Liotto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest);
– Mauro Schoening, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr);
– Marcus Schlösser, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec);
– Marcelo Gevaerd, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas);
– Alexandre Zen, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMEBr);
– Evandro Carlos Gevaerd, presidente do Observatório Social de Brusque (OSB);
– Vinicius Becker, presidente do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab);
– Rosemari Glatz, reitora do Centro Universitário Brusque – Unifebe;
– Gustavo Gumz Correia, presidente da Associação Brusquense de Medicina (ABM);
– Edemar Fischer, presidente do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb);
– Ildete Regina Valle da Silva, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Brusque.
1. Criação e manutenção de mecanismos de fomento ao diálogo permanente, com relacionamento aberto e garantia de atuação das entidades junto a administração pública municipal;
2. Promoção de ações que visem a diminuição dos gastos públicos e a redução de cargos comissionados;
3. Planejamento e execução de melhorias na mobilidade urbana municipal, contemplando um novo acesso rodoviário de ligação ao município de Guabiruba;
4. Fomento a criação de legislação que vise a organização e a fiscalização dos vendedores ambulantes no município de Brusque;
5. Ampliação dos programas municipais que visem a solução dos problemas relacionados a população em situação de rua e às pessoas em situação de vulnerabilidade social;
6. Promoção do saneamento básico no âmbito municipal. Ampliação do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água;
7. Compromisso de respeito ao voto popular, com o fomento do Executivo Municipal na manutenção dos vereadores junto a Câmara Legislativa Municipal durante a totalidade de seus mandatos;
8. Criação de medidas que visem a melhoria na segurança pública municipal;
9. Incremento no apoio aos hospitais da cidade;
10. Participação das entidades na gestão dos valores oriundos do Fonplata;
11. Apoio a atuação do Observatório Social de Brusque e Região, com a facilitação às atividades realizadas pelo Observatório Social, visando o permanente fomento à integridade, à transparência e ao combate à corrupção no âmbito da administração pública municipal;
12. Criação de políticas públicas relacionadas aos migrantes;
13. Investimento na qualificação continuada de professores da rede pública municipal de ensino e nas instalações físicas e tecnológicas das escolas. Implementar e valorizar as competências do “aprender a aprender”, ética, empreendedorismo e educação digital. Oferecer aulas de esporte, música, artes e oficinas tecnológicas no período de contraturno escolar;
14. Realizar inventário de todos os bens imóveis que pertencem ao poder público municipal, identificando a sua localização, utilização, estado de conservação e avaliação de mercado. Disponibilizar essas informações completas, de forma clara e de fácil acesso para conhecimento do cidadão;
15. Implementar medidas de valorização do patrimônio histórico que guarda em si referências à identidade, ação e memória dos diferentes grupos sociais que fazem a Brusque de hoje;
16. Trabalhar para continuidade e/ou finalização das obras.
Após caminhoneiro elogiar Brusque, paraense se muda para empreender na cidade: