X
X

Buscar

Conselho Nacional de Direitos Humanos aciona ONU para alertar sobre movimentos neonazistas no Brasil

Nazismo em SC 1 O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a Organização das Nações Unidas para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil. No informe, que será apresentado na 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da entidade, entre […]

Nazismo em SC 1
O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a Organização das Nações Unidas para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil. No informe, que será apresentado na 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da entidade, entre junho e julho, constam casos em SC, e um estudo feito pela antropóloga Adriana Dias, que morreu em 2023, mostrando que Blumenau, de 365 mil habitantes, tem 63 células neonazistas, enquanto a cidade de São Paulo, com 12 milhões, tem 96.

Nazismo em SC 2
A propósito, o CNDH está enviando uma comitiva a SC para fazer oitivas com possíveis vítimas, autoridades e especialistas. O roteiro deve incluir Blumenau e Florianópolis. As informações levantadas se juntarão ao relatório que será enviado à ONU.

Espião russo
A “Folha de S. Paulo” descobriu que o espião russo Serguei Chumilov, assim recentemente identificado pela Agencia Brasileira de Inteligência, passou por institutos de energia nuclear e defesa e em universidades brasileiras. Dentre elas a UFSC onde, em setembro de 2021, apresentou a palestra “Sistema nacional de inovação: o caso da Rússia” em um evento do Programa de Pós-Graduação em Propriedade e Transparência de Tecnologia para Inovação. Ele se passava e se apresentava como adido cultural.

Teoria e prática
A lei federal 12.732/2012, originou-se de projeto de lei da deputada federal licenciada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). Prevê que o tempo médico para início do tratamento de câncer de mama no SUS, após o diagnóstico, não pode ultrapassar 60 dias. Uma pesquisa divulgada ontem expôs a cruel realidade: identificou uma média de 179 dias.

Desequilíbrio esportivo
O plenário do Legislativo estadual analisará nos próximos dias um projeto que normatiza a participação de atletas, representantes de municípios, nas competições intermunicipais promovidas pelo sistema desportivo estadual. Veda, por exemplo, a participação de atletas da modalidade de vôlei de praia registrados por entidades de administração desportiva, nacional ou internacional, não estabelecidas em SC. É uma medida que assegura o equilíbrio nas competições esportivas promovidas pelo Estado.

Leitor
O leitor João Staack, de Brusque, tem razão ao questionar a frase, aqui, “não dá para entender o que está acontecendo” em relação à informação sobre a baixíssima procura pela vacina da gripe em SC. Dá para entender sim, diz ele, sensatamente, lembrando a infame campanha de Bolsonaro contra as vacinas, a ponto de até falsificar sua carteira de vacinação. As vacinas (todas) ficaram desacreditadas. Essa é a triste realidade.

Fica como está
Diante da reação que, apesar de ser apenas uma propostas informal, gerou imensa reação popular, a direção do Legislativo de Tubarão está dando o braço a torcer para a “voz do povo” e deve cancelar a inoportuna ideia de aumentar de 15 para 17 o número de vereadores a partir de 2025.

Infidelidade
O deputado federal catarinense Ricardo Guidi deixou o PSD para filiar-se ao PL. O antigo partido está consultando experts em legislação eleitoral para tentar conseguir o mandato de volta, por infidelidade partidária. Se vingar, imagina-se o corre-corre em todos os partidos.

Ressuscitada
Criada em 1994 e sem jamais ter saído do papel, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Imbituba está ressuscitando. O governo estadual autorizou lançamento de edital para busca de empresa interessada em realizar estudos para identificar propostas de soluções para a construção da estrutura física, operação, manutenção, gestão e exploração privada. O governador Jorginho Mello ficou maravilhado com as zonas econômicas especiais que viu em recente viagem aos Emirados Árabes.

Relator
O deputado federal Darci de Matos (PSD-SC) é o relator, na Câmara, do processo de prisão do deputado Chiquinho Brazão (RJ), preso por ser suspeito de ter sido um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco, com 2018. A votação será amanhã e são necessários no mínimo 257 votos no plenário. Darci calcula que haverá mais de 300 votos para que Brazão fique preso, atendendo o que diz seu relatório.