X
X

Buscar

Construção de nova estrutura da escola Padre Theodoro Becker aguarda recurso federal

Verba própria da prefeitura só consegue cobrir manutenção do educandário

A Prefeitura de Brusque aguarda abertura de programas federais ou outras formas de financiamento para a construção da nova estrutura da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Padre Teodoro Becker. 

De acordo com o vice-prefeito Ari Vequi, o novo prédio seria para destinar os alunos da escola, que deixaria a estrutura atual para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Theodoro Becker. 

“Desde o governo Temer aguardamos a abertura do programa Pró-infância, para cadastrarmos projetos da área educacional. São dois anos que o governo federal não abriu uma porta para isso, para recadastramento da área educacional”, explica.

O Pró-infância, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, foi criado em 2007 pela União para assistência financeira aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

A ideia do projeto é que se construa a escola no pátio em que está o estacionamento improvisado. São dois pavimentos no projeto, que já está aprovado e aguarda liberação de verba. Serão construídos também novos banheiros para a educação infantil no prédio atual

Recursos próprios

Enquanto não obtém recursos desta forma, Vequi conta que os recursos próprios de 25% para a educação são destinados para a manutenção.

Agora, segundo ele, a prioridade é buscar empréstimos para a realização das obras na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Alberto Pretti e a construção da creche EMA II, que tem estrutura alugada. 

“Para isso, é muito provável que será liberado no ano que vem. O governo federal não está abrindo nenhuma linha de crédito nos últimos dois anos, estamos sem expectativas para a construção de escolas”, diz. 

Ele diz que o desafio é encontrar outras formas de financiamento. Além disso, Vequi ressalta a importância de entregar a creche do Rio Branco, construída com recursos do Pró-infância, e a alocação de um novo prédio para a creche do Nova Brasília, para o aumento de vagas, no início do próximo ano.

Como está atualmente

Enquanto não é feita a estrutura nova, os alunos continuam tendo aulas nas salas pré-moldadas, construídas em 2017

As salas aula pré-moldadas têm capacidade para 100 crianças e estão ocupadas por turmas do ensino fundamental. Nelas, estão 305 estudantes do primeiro, segundo, quarto, sétimo e oitavo anos.

Os 194 alunos da educação infantil vindos do CMEI ocupam as salas originais da escola. Segundo a secretária de educação de Brusque, Eliane Busnardo Buemo, a escola passará por reformas nos banheiros.