Construção de viaduto na Antônio Heil deve iniciar em 30 dias
Obras terão cerca de 31 metros de extensão e serão construídas próximo ao pórtico de entrada e a Fischer
Obras terão cerca de 31 metros de extensão e serão construídas próximo ao pórtico de entrada e a Fischer
Dentro de 30 dias, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) espera iniciar a construção da fundação dos dois viadutos que fazem parte da duplicação da rodovia Antônio Heil (SC-486), no trecho financiado pela Irmãos Fischer, que vai da lombada eletrônica do Limoeiro até a ponte da Uvel.
De acordo com o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Cleo Quaresma, a empresa que executa a obra ainda aguarda o deslocamento de mais alguns postes pela Celesc para começar a pavimentar as margens e direcionar o tráfego da SC-486 para a construção dos viadutos. “Neste momento, estamos trabalhando próximo ao Sesi.
Esperamos o deslocamento dos postes pela Celesc para fazer os desvios e iniciar a fundação”.
A obra terá dois viadutos, um em frente ao pórtico de entrada da cidade e outro nas proximidades da Fischer. “Praticamente, serão quatro viadutos. Um de ida e volta em frente ao pórtico e outro também de ida e volta próximo a Fischer”.
Segundo ele, cada viaduto terá cerca de 31 metros de extensão. O primeiro a ser construído será o do pórtico de entrada de Brusque. “O primeiro viaduto será construído assim que concluirmos o primeiro desvio de tráfego”.
Além da construção dos viadutos, o trecho terá também uma nova ponte que será ao lado da Uvel e deve substituir a existente. “A ponte terá cerca de 40 metros, e estamos esperando a liberação ambiental de todo o trecho, de Itajaí a Brusque, para começar a construção. Acredito que essa licença saia dentro de 20 dias, e logo iniciaremos a construção. Vamos trabalhar simultaneamente nos viadutos e na ponte”.
De acordo com ele, a questão burocrática está atrasando o andamento da obra. “Sempre nos deparamos com serviços de outros órgãos estaduais ou federais, é muita burocracia que acaba deixando o ritmo das obras mais lento do que deveria. Acredito que dentro dos próximos dias teremos todas as licenças e poderemos dar uma acelerada, se tivermos também a colaboração do tempo”.
Quaresma destaca o alargamento de cerca de 1,2 quilômetros antes do pórtico de entrada de Brusque, no sentido a Itajaí, que já está com a segunda pista em estágio avançado. “Neste ponto já pavimentamos a segunda pista e queremos fazer tudo para liberar com a sinalização para o verão”.