Consumo de água aumenta 30% em Brusque durante período de isolamento
Em Guabiruba, volume consumido chegou foi 18% maior, em comparação com fevereiro
Em Guabiruba, volume consumido chegou foi 18% maior, em comparação com fevereiro
Devido à quarentena em combate ao coronavírus, o número de pessoas que estão em casa é muito maior do que o habitual, o que acarreta em um alto consumo de água. Segundo Dejair Machado, diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, em comparação ao mês de fevereiro, em um âmbito geral, houve aumento em média de 30% no consumo de água na cidade.
O rompimento de uma tubulação no dia 18 também acarretou na diminuição dos reservatórios de água de Brusque, e no entorno do bairro Souza Cruz e avenida Primeiro de Maio houve falta de água. Segundo Machado, o problema foi resolvido e a situação agora é de normalidade. “Estamos conseguindo abastecer normal conforme dados da telemetria”, afirma.
Mesmo assim, ele orienta que “as pessoas usem apenas a água necessária, e evitem fazer faxina, como há um acúmulo de pessoas em casa durante o dia nos lugares elevados pode chegar pouca água”.
Em Guabiruba, o consumo está bem alto e todos os dias os reservatórios chegam a zerar sua capacidade, informa Thyago Freitas de Araújo, gerente de Contrato da Atlantis Saneamento.
De acordo com dados da Atlantis, há cerca de 18% no aumento da distribuição de água nos horários de maior consumo em comparação a fevereiro.
Na semana passada, a Prefeitura de Guabiruba, em parceria com a Atlantis, fez uma campanha para que a população evite o desperdício da água. Dessa forma, os cidadãos puderam entrar em contato com a empresa, denunciado eventuais abusos no consumo.
“Desde quinta-feira, 19, o consumo está fora do comum, e recebemos muitas denúncias de desperdício de água”, declara Araújo. Ele também pede que seja feito o uso consciente da água, como evitar lavar calçadas, veículos e fazer apenas o uso essencial.