Conta de luz ficará mais barata em Santa Catarina, anuncia Aneel
Informação foi divulgada pela Agência nesta terça-feira
Informação foi divulgada pela Agência nesta terça-feira
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 20, que o reajuste das tarifas cobradas pela Celesc beneficiará o consumidor. Ao menos pelo próximo ano (entre 22 de agosto de 2019 a 21 de agosto de 2020), o valor cairá 7,80% para comércio e indústria.
No Twitter, o governador Carlos Moisés (PSL) confirmou a queda:
“Isso mesmo. Anunciamos uma redução na tarifa de luz residencial de 9,77%. Seguindo esta mesma linha, as tarifas de luz para comércio e indústria também terão uma redução média de 7,80%, impactando positivamente”, escreveu.
Com os novos valores, a tarifa residencial aplicada pela Celesc passa a ser a segunda menor entre todas as concessionárias de distribuição de energia do país. Os itens que mais impactaram para a composição do valor do reajuste foram a redução do custo dos encargos setoriais e a variação dos itens que correspondem aos componentes financeiros do ciclo vigente e do anterior.
Estes dois últimos itens correspondem, majoritariamente, a ajustes em função dos descasamentos das despesas com compra de energia nos dois períodos. O preço da energia é muito volátil, pois depende do clima, quantidade de chuvas, níveis de reservatório e até do consumo. A Aneel faz uma previsão dos preços ao definir as tarifas e depois ajusta nos processos seguintes.
A redução do custo com os encargos setoriais foi o que mais contribuiu para a redução do valor da tarifa a ser cobrada pela Celesc. No novo ciclo, este custo será 27,65% menor que o cobrado no ciclo tarifário anterior.