Controladoria Geral do Município lança programa “Se fiscalizar, dá certo!”

Primeiro treinamento foi realizado com fiscais da Secretaria de Saúde

Controladoria Geral do Município lança programa “Se fiscalizar, dá certo!”

Primeiro treinamento foi realizado com fiscais da Secretaria de Saúde

“Se fiscalizar, dá certo!” é o novo programa da Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Geral do Município, que tem como ferramenta a promoção de treinamentos, palestras e orientações sobre o acompanhamento de contratos de execução de serviços e entrega de produtos.

A primeira palestra foi realizada na quinta-feira, 14, com fiscais da Secretaria de Saúde, mas o objetivo é atender todas as áreas da Prefeitura. Pela manhã, os fiscais ouviram a controladora da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e a tarde foi a vez do diretor-executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd. Ambos falaram sobre suas experiências e a importância da fiscalização mais eficaz.

Para finalizar a programação, o grupo realizou estudos de caso e atividades práticas. Um dos cases abordados foi da Controladoria Geral da União (Regional MS) apresentada no programa Capacita da Universidade Federal da Grande Dourados.

De acordo com o diretor geral da Controladoria, Daniel Felício, o programa tem o objetivo de desenvolver servidores para a fiscalização de contratos, porque a fiscalização é um importante instrumento de controle e eficiência administrativa, do ponto de vista orçamentário e financeiro.

“Quando se tem uma fiscalização contratual exigente, precisa, imediata e eficaz, isso afasta maus fornecedores e possíveis danos aos cofres públicos, que em alguns casos são até irreparáveis. Acreditamos que se fiscalizar, dá certo: no uso do recurso, na qualidade dos produtos entregues à administração, nos serviços adquiridos, na diminuição dos gastos com manutenção e no orçamento planejado para o exercício”, explica.

Felício destaca que de acordo com a Lei de Licitações (nº 8666/1993) cada contrato público precisa ter um fiscal e a Prefeitura de Brusque atende esta demanda.

A data do próximo treinamento e a área beneficiada serão definidas conforme disponibilidade de agenda dos fiscais, dos palestrantes e dos servidores da Controladoria. “Iniciamos com a Saúde diante da complexidade dos contratos existentes nesta secretaria”, completa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio