Cooperativa recém-formada terá fábrica para cervejeiros artesanais em Brusque
Cocersul tem o objetivo de apoiar moradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná
Foi fundada na noite desta quarta-feira, 24, a Cooperativa Cervejeira Sulbrasileira (Cocersul). Sediada em Brusque, a cooperativa tem o objetivo principal de apoiar cervejeiros caseiros em busca de profissionalização e comercialização de seu produto no mercado.
O evento de lançamento da cooperativa foi realizado na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr). A Cocersul é uma ideia nascida do Núcleo de Cervejeiros Artesanais (Nucervarte) da entidade.
Veja também:
Eleições impulsionam venda de camisetas personalizadas em Brusque e região
Por falta de interessados, cargos de médico e dentista estão vagos em Brusque
Obra de duplicação da rodovia Antônio Heil deve recomeçar em até 30 dias
O coordenador do Nucervarte, Cícero Klas, afirma que os cervejeiros de Brusque estão se reunindo há cerca de um ano e meio em torno da ideia de promover a cultura cervejeira artesanal.
Nessas reuniões, foram identificados anseios dos cervejeiros, principalmente dos que produzem de forma caseira. Klas explica que o custo do material para produzir e das autorizações para comercialização é extremamente elevado, o que inviabiliza projetos menores.
“Chegamos à conclusão que o caminho seria a formação de uma cooperativa para atender esse público, podendo comercializar com tranquilidade em qualquer lugar do Brasil”, afirma.
A intenção é construir uma fábrica de cerveja, onde a produção será focada nos cervejeiros artesanais, que ao se cooperarem terão como produzir sua cerveja na cooperativa. A expectativa é de que a produção inicie dentro de um ano.
Também está nos planos da Cocersul a abertura de postos de atendimento aos cervejeiros em todos os estados da região Sul.
Veja também:
Grupo estuda manter Pelznickelplatz aberta o ano todo no futuro
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Fusca tomba após bater em ponto de ônibus e três ficam feridos, em Blumenau
“Pretendemos criar emprego e renda, participando do mercado e trazendo uma nova era para a cervejaria artesanal”, afirma o coordenador. “Quem tem interesse de se profissionalizar, este é o momento, unidos é que conseguiremos alcançar objetivos às vezes inimagináveis”.
Abrangência interestadual
A Cooperativa será voltada para toda a região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porque foram considerados os três estados que mais produzem cervejas artesanais do país e que mais abriram cervejarias do segmento.
“O Sul concentra um grande número de cervejeiros caseiros que poderão fazer parte dessa cooperativa também, para vislumbrar um novo modelo de negócio e para profissionalizar suas marcas”, afirma o coordenador.