X
X

Buscar

Coordenador regional de Educação avalia primeiro ano do Novo Ensino Médio em Brusque e região

Odair Bozio afirma que modelo será mantido para 2023

O Novo Ensino Médio aplicado em Brusque, Guabiruba e em Botuverá neste ano dividiu o currículo entre uma parte de formação geral básica e uma parte flexível. Segundo o coordenador regional de Educação, Odair Bozio, a implementação da mudança teve uma boa aceitação, de forma geral.

Antes de começar oficialmente, o Novo Ensino Médio foi testado em duas “escolas piloto”: Yvonne Olinger Appel (Cedrinho) e João Boos (Guabiruba).

“No começo tivemos algumas adequações, até por questão de transporte público. Também tivemos situações pontuais com o Senai por questão de horário, pois há muitos jovens que fazem aulas lá. Mas de uma forma geral teve uma boa aceitação. Entre um dos projetos mais bacanas temos o Padre Lux, no Azambuja, que como trilha ele escolheu as libras”, diz o secretário.

Ainda segundo Odair, o ponto negativo é que parte dos laboratórios ainda não estão concluídos, portanto, ainda não funcionam. Porém, em novembro foi realizada a abertura do Espaço Maker na escola Dom João Becker. “Será um local para ensinar com maior criatividade todas as matérias relacionadas às ciências da grade”, complementa Odair.

Principais mudanças

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias são as quatro áreas do conhecimento presentes na formação geral básica.

Vale lembrar que Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, componentes curriculares que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, estão mantidos na matriz catarinense.

Já o Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento fazem parte da parte flexível do currículo. Questionado se haverá alguma mudança para o ano de 2023, o coordenador negou a possibilidade e diz que o modelo será mantido.

– Assista agora:
Conheça residência inteligente feita sob medida para os moradores