Copa do Brasil 2021: saiba quem o Brusque pode enfrentar na primeira fase
Marreco terá a vantagem do empate no confronto fora de casa
Marreco terá a vantagem do empate no confronto fora de casa
O Brusque deverá estrear na Copa do Brasil em 10 ou 17 de março, em situação inédita: enfrentará um clube pior colocado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tendo a vantagem do empate na primeira fase, jogando fora de casa.
O quadricolor está no pote D, e enfrentará alguma equipe do pote H: Castanhal (PA), Esportivo (RS) ou Santa Cruz-RS, Jaraguá (GO), Nova Mutum (MT), Penarol (AM), Picos (PI), Porto Velho (RO), Real Brasília (DF), Retrô (PE) e Rio Branco de Venda Nova (ES).
O sorteio poderia trazer novidades “geográficas” na história do Brusque. O clube nunca disputou partidas oficiais no Pará, no Mato Grosso, no Piauí, em Rondônia, no Distrito Federal ou no Espírito Santo. Com exceção ao Pará, o time jamais enfrentou clubes dos outros quatro estados e nem de Brasília.
A CBF sorteia os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil às 15h desta terça-feira, 2, com transmissão da CBF TV.
Fundado em 7 de setembro de 1924, o Castanhal Esporte Clube foi o terceiro colocado no Campeonato Paraense de 2020, atrás apenas de Paysandu e Remo. Em 2021, disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil pela primeira vez.
O Brusque já enfrentou o Esportivo em quatro oportunidades: duas na Série C do Brasileiro de 1988 e outras duas na Série B de 1989. O Marreco tem três vitórias e um empate, definido com um triunfo nos pênaltis.
A equipe de Bento Gonçalves (RS) foi a quarta colocada no Gauchão de 2020. Já disputou a Copa do Brasil em 2005, e caiu na segunda fase. Eliminou o Londrina e foi despachado pelo Fluminense. Em 2021, disputará a Série D pela primeira vez.
A equipe estreia em competições nacionais em 2021. No ano anterior, conquistou a Copa FGF, que lhe garantiu a vaga na Copa do Brasil. O Santa Cruz teve repercussão nacional porque seu presidente, Tiago Rech, era o “torcedor solitário”, personagem de reportagem do Globo Esporte em Grêmio 4×1 Santa Cruz, no Campeonato Gaúcho de 2012.
O Jaraguá tem nome familiar aos catarinenses, mas é de Goiás. Foi o terceiro colocado no recém-encerrado Campeonato Goiano de 2020, depois de ter vencido a segunda divisão estadual em 2019. Aos 92 anos, o Gavião-da-Serra vai estrear na Copa do Brasil e na Série D.
Apenas um ano mais novo do que o Brusque, o Nova Mutum só começou a disputar competições profissionais em 2019. Começou vencendo a segunda divisão matogrossense, e em 2020 conquistou o título na elite do futebol estadual ao vencer o União Rondonópolis. Fará sua estreia na Série D e na Copa do Brasil.
Campeão amazonense de 2010 e 2011, o Penarol, de Itacoatiara (AM), tem uma história curiosa: nos anos 40, o Peñarol, tradicionalíssimo clube uruguaio, fazia uma excursão pelo Norte do Brasil e parou em Itacoatiara para realizar um treino. A visita inspirou a cidade a criar um clube. Entre as várias sugestões, prevaleceu o nome Penarol.
Em 2021, o clube disputará sua terceira Copa do Brasil e sua terceira Série D. É finalista do Campeonato Amazonense de 2020 junto com o Manaus.
O Zangão do Piauí vai à sua quinta Copa do Brasil, por ter sido o vice-campeão estadual em 2020. Tem quatro títulos estaduais, conquistados nos anos 90. Vai disputar a Série D do Brasileiro pela primeira vez, apesar de ter disputado a Série C pela última vez em 2008, e a B em 1992.
O campeão rondoniense foi fundado em 2018 e estreia em competições nacionais. Vai disputar a Copa do Brasil e a Série D em 2021.
Fundado em 1996 como Dom Pedro II, o clube mudou de nome em 2016 para Real. Em 2020, adotou o nome Real Brasília. Foi o terceiro colocado no último Campeonato Brasiliense, mas conquistou a vaga à Copa do Brasil porque o Brasiliense foi o campeão da Copa Verde. Disputou a Série C do Brasileiro em 1999, 2000 (como Copa João Havelange) e 2008. O time feminino do Real Brasília foi semifinalista da Série A2 do Brasileiro.
O Retrô conseguiu a vaga na Copa do Brasil por ter a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Pernambucano em 2020, sua temporada de estreia na elite estadual. É de Camaragibe, na região metropolitana de Recife. Fundado em 2016, vai estrear em competições nacionais em 2021.
O Rio Branco, de Venda Nova do Imigrante (ES), foi campeão capixaba sobre o Rio Branco da capital Vitória. Foi o primeiro título estadual do clube, que vai estrear na Copa do Brasil e na Série D em 2021.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: