X
X

Buscar

Copa se ganha na bola, não no vídeo

Parte da torcida brasileira se inflamou contra a comissão de arbitragem da partida entre Brasil e Suíça no fim de semana. Essa inflamação foi também provocada por grande parte da imprensa nacional. No lance do gol suíço, Miranda afirma ter sido empurrado por Zuber na hora do gol. Já para o fim do segundo tempo, […]

Parte da torcida brasileira se inflamou contra a comissão de arbitragem da partida entre Brasil e Suíça no fim de semana. Essa inflamação foi também provocada por grande parte da imprensa nacional. No lance do gol suíço, Miranda afirma ter sido empurrado por Zuber na hora do gol. Já para o fim do segundo tempo, Gabriel Jesus diz que foi empurrado na área. Dois lances que foram observados pelo árbitro oficial, seus assistentes de campo e também o árbitro assistente de vídeo. Nenhum deles viu nada.

Pode-se questionar estas faltas e também o fato de não terem dado ao Brasil o benefício da dúvida. Mas o que é inquestionável é que isso é muito pouco. A dificuldade que a seleção teve para furar a Suíça foi grande, e jogadores fundamentais se esconderam na partida. Neymar, Marcelo, Gabriel Jesus e Willian não produziram metade de suas possibilidades no jogo, e não foram sequer sombra do que são em seus clubes.

A verdade é que não vai ser no vídeo que o Brasil vai vencer a Copa. No lance do gol havia oito atletas brasileiros contra um suíço, todos marcando a bola e esquecendo Zuber na pequena área. Se tivesse criado mais, o Brasil não precisaria ter que usar esta desculpa. De qualquer forma, não foi uma má atuação, foi apenas razoável, e isso pode ser totalmente reversível nas próximas partidas.

Que sirva de lição para que haja uma evolução na postura do grupo. Ainda pode nos dar muito orgulho este elenco formado por Tite, e talvez tenha sido até bom empatar na estreia para que o time entenda que o hexa não será conquistado de qualquer jeito. Um susto às vezes é o que é necessário para que se tenha total concentração.

E a Alemanha?

México venceu a Alemanha e surpreendeu na primeira rodada. Foto: FIFA / Divulgação

O começo não foi muito promissor para as seleções favoritas da Copa, mas a pior estreia com certeza foi da atual campeã do mundo. Dificilmente a seleção germânica ficará fora das oitavas, mas agora terá que se esforçar muito para classificar. Atualmente está em terceiro lugar, atrás de Suécia e México. Agora, há grande possibilidade de Brasil e Alemanha nas oitavas de final.

Jogões da rodada
Primeira rodada de Copa do Mundo sempre conta com jogos truncados, com seleções ainda tímidas em suas estreias. Mas pelo menos três partidas encheram os olhos dos amantes do futebol. A de estreia, da Rússia, metendo cinco gols na Arábia Saudita, surpreendeu pelo resultado. Portugal e Espanha já mostraram o poderio do ataque, com Cristiano Ronaldo destruindo. Além disso, a Bélgica também segue como uma sensação europeia, podendo ser a zebra do campeonato.

Entregar e não enfrentar Alemanha?
Em uma rede social, fiz enquete para saber se os torcedores do Brasil prefeririam entregar o ouro para terminar em segundo da chave e não enfrentar a Alemanha ou terminar em primeiro da chave, sem tentar escolher o adversário das oitavas de final. O resultado foi unânime: todos querem que o Brasil termine em primeiro e, se possível, enfrente a Alemanha para classificar justamente em cima dos algozes de 2014.

Olho nas oitavas
O Brasil sequer realizou as suas últimas duas partidas, mas já é possível simular confrontos baseado nos desempenhos das equipes do Grupo F, de onde saem os adversários do Brasil. A tendência é que seja Alemanha se o Brasil terminar em primeiro e México se ficar em segundo. Suécia e Coreia do Sul apresentaram futebol abaixo da crítica, e devem ser o trampolim de pontos dos demais adversários.

Voleibol nos Jasc

Publicado por Eduardo de Azambuja em Curto Fotos Antigas de Brusque

Brusque sempre teve boa identificação no voleibol, tanto no naipe feminino quanto no masculino. No registro da sessão Memória do Esporte está uma equipe que representou Brusque na modalidade durante os Jogos Abertos de Santa Catarina no fim dos anos 1960. Muitos atletas atletas não foram reconhecidos. Para contribuir com estas informações, encaminhe e-mail para: cristovao@omunicipio.com.br.