Unifebe cede equipamento para médicos aperfeiçoarem técnicas de intubação em pacientes com coronavírus
Tronco Kelly AT será usado em curso promovido em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM)
Tronco Kelly AT será usado em curso promovido em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM)
O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) cedeu à Associação Brusquense de Medicina (ABM), um equipamento que simula as vias áreas de um ser humano. O Tronco Kelly AT, material de estudo dos acadêmicos de Medicina da instituição, será utilizado durante o curso de intubação e uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), realizado pela ABM com o apoio da Associação Catarinense de Medicina (ACM).
Segundo o presidente da ABM, Frederico G. Marchisotti, o treinamento visa preparar médicos de Brusque para os procedimentos de intubação, um dos métodos de tratamento utilizados nos casos mais graves de coronavírus.
“O equipamento cedido pela Unifebe é muito importante para aperfeiçoar a prática, visto que ele simula as vias áreas superiores de forma muito próxima do natural. Por não ser possível fazer uma demonstração com um paciente, a não ser em casos reais, que geralmente são graves, estamos provendo esse curso para que os profissionais estejam preparados para essas situações”, enfatiza Frederico.
O curso será realizado em parceria com o Hospital Azambuja e Hospital Imigrantes e abordará também o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Doutor Frederico explica que é importante os médicos saberem a forma correta de colocação e retirada dos EPIs. “O momento de colocar e retirar o EPI exige muita atenção do profissional, pois é nessa situação que ele corre o risco de ter contato direto com o vírus e ser contaminado”, explica Frederico.
A reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, destaca que a instituição está de portas abertas. “O curso de Medicina da Unifebe possui o que há de mais moderno em equipamentos para promover a formação dos nossos acadêmicos e contribuir no que for preciso com a nossa comunidade, especialmente, no momento em que vivemos. Esperamos que o Tronco Kelly AT auxilie nossos médicos a ajudarem quem precisa”, frisa professora Rosemari.
Para o coordenador do curso de Medicina da Unifebe, doutor Osvaldo Quirino de Souza, o diferencial do curso de Medicina é a sensibilidade que conduz tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto o relacionamento com a comunidade. “Essa preocupação ultrapassa as paredes das salas de aula. Proporcionar o avanço das técnicas com um facilitador de aprendizagem nosso, que é o Tronco Kelly AT, compartilha um pouco da nossa missão enquanto instituição de ensino”, reforça doutor Osvaldo.
O curso de intubação e uso de EPIs é gratuito, e as datas de realização em cada hospital estão sendo definidas. Os médicos interessados em participar do treinamento podem se inscrever, enviando seu nome completo e CRM para a Secretaria da ABM pelo WhatsApp (47) 98447-9569. O curso terá duração de 1h30min e trabalhará com várias turmas, visando a não aglomeração de pessoas.