Por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que grandes bancos possam perdoar pagamento de até duas prestações de casa ou carro. São o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.
Decisão vale para as prestações nos próximos 60 dias. O objetivo do CMN é proporcionar um respiro financeiro aos trabalhadores neste momento de crise.
A suspensão de uma ou duas parcelas vale para todos que possuem financiamento de imóveis ou carros nos bancos, além de outros tipos de dívidas. Os clientes devem entrar em contato com o banco, expor caso para saber das condições e cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.
As prestação não são quitadas pelo banco, o cliente apenas poderá suspender as duas parcelas para o final do financiamento. Após os 60 dias, o pagamento voltará ao normal e a taxa de juros será mantida no período de pausa, mas sem a cobrança de multa.
Para quase todos os bancos, a exigência é que as prestações estejam em dia. A exceção é para a Caixa, que permite a suspensão das parcelas em financiamentos com até duas prestações em atraso.
Como forma de garantir a segurança e a prevenção contra o coronavírus, o pedido não precisa ser feito em agências físcias do banco. Portanto, a recomendação é que a suspensão seja feita via canais eletrônicos, como o internet banking ou atendimento telefônico.
Como suspender parcelas
Na Caixa, a pausa das parcelas vale para os contratos habitacionais de pessoa física ou de pessoa jurídica. Os clientes que utilizam o Fundo de Garantia (FGTS) para os pagamentos mensais das prestações, não poderão solicitar a suspensão.
Após o pedido, o prazo para o banco efetivar a pausa é de 48 horas. Caso as prestações vençam nesta semana, não será possível pausá-las. Para os que possuem operação de Home Equity – Crédito Imóvel Próprio é necessário já ter pago no mínimo 11 parcelas.
Para acessar o serviço, o cliente possui algumas opções de meios para solicitação: através do Aplicativo Habitação Caixa; pelo WhatsApp no telefone 0800-726 8068, ou ainda pelo Telesserviço nos telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da Unidade de Resposta Audível (URA). Atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas. No caso do aplicativo, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.
Nos contratos habitacionais de pessoas jurídicas, é necessário entrar em contato com o gerente, para assim formalizar a solicitação.
Confira como acessar o serviço no aplicativo da Caixa:
– Acessar o aplicativo Habitação Caixa;
– Efetuar login;
– Acessar a aba Serviços;
– Clicar na opção Solicitar Pausa Emergencial;
– Ler as orientações e clicar em Próximo;
– Informar o número do celular e autorizar o banco a enviar SMS sobre a solicitação;
– Clicar em Solicitar Pausa.
No Itaú, o pedido pode ser feito por meio das centrais de atendimento e canais Digitais (App Itaú, App Light, Itaú empresas e Itaú na internet). O clientes conseguem ter acesso remoto aos serviços financeiros.
O Santander lançou um hotsite para orientar os clientes interessados em solicitar a prorrogação do vencimento de dívidas, em linha com a determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco também ampliou, de forma automática, 10% o limite do cartão de crédito de todos os clientes adimplentes.
Segundo nota, o Bradesco afirma que está à disposição para prorrogar por 60 dias as dívidas de operações em dia e utilizadas, mas não dá mais detalhes.