Coronavírus: Botuverá tem unidade de saúde aberta 24 horas para atendimento à população
Atendimento teve início na sexta-feira, 20, e será mantido por catorze dias
Além da quarentena imposta pelo governo do estado devido à pandemia do coronavírus, Botuverá está tomando medidas e precauções para combater o avanço do vírus. A Secretaria de Saúde do município desenvolveu uma ação de combate ao Covid-19 em parceria com os servidores da pasta.
Em conversa com a secretária de Saúde de Botuverá, Márcia Adriana Cansian, desde sexta-feira, 20, os profissionais de saúde, limpeza e motoristas estão atendendo na Unidade de Saúde Willy Francisco Maestri, no centro da cidade. O atendimento é realizado 24 horas por dia, feito com equipes em escala. Esse formato irá funcionar por catorze dias, a contar de sexta-feira, 20.
Devido à alta transmissão do vírus e a maior parte dos funcionários não morarem em Botuverá, a secretaria os alojou como forma de prevenção na creche Vereadora Zelita Zete Cestari Tachini. Segundo Márcia, há 32 servidores municipais no local. Não é permitido sair, apenas há o deslocamento até a unidade de saúde.
O local está abastecido com infraestrutura para acomodar os funcionários, como ar-condicionado, televisão, e alimentação. Só é permitida a entrada dos profissionais devidamente higienizados. “A Vigilância Sanitária acompanha todos os profissionais: a hora que entra, a limpeza e higienização de cada um”, destaca Márcia.
De acordo com ela, Botuverá é o único município de Santa Catarina que fez essa ação, realizada com base nas estratégias de outros países e em conversas com médicos do Hospital Azambuja.
“Botuverá é um município pequeno, mas tem um grande fluxo de pessoas que passam por aqui, então fizemos todo esse trabalho de planejamento e o profissionais aceitaram de imediato˜, finaliza Márcia.