Coronavírus: Centro de Triagem já atendeu mais de 1,1 mil pessoas em Brusque
Estrutura está localizada no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof
Criado em 23 de março para auxiliar a Secretaria de Saúde no controle do novo corona vírus, o Centro de Triagem da Prefeitura de Brusque já atendeu mais de 1,1 mil pessoas desde a data, quando foi inaugurada a estrutura no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Somente na primeira semana, foram 252 atendimentos, com 95 pessoas permanecendo em isolamento social, e uma encaminhada ao hospital. Atualmente, no total, são 1129 atendimentos, com 406 pessoas isoladas e 13 hospitalizadas.
“Podemos tirar pontos importantes: A grande maioria não tinha sintoma de doença, nem moderada. Tivemos apenas um caso grave encaminhado ao hospital, mas a grande maioria foi medicada e encaminhada para sua residência, com alguns poucos indo para o Azambuja para exames complementares”, destaca o secretário da Saúde, Humberto Fornari.
Segundo ele, a procura ainda é considerada pequena, o que é vista com bons olhos para o controle da pandemia. Apesar disso, Fornari diz que a tendência é de que o número de atendimentos cresça nas próximas semanas, sobretudo após a abertura do comércio, bancos, entre outros.
“Isso vai trazer certa aglomeração, no sentido de o pessoal ir e vir. Por mais que a gente solicite o distanciamento e uso de máscaras, sabemos a dificuldade em controlar, o que provavelmente vai aumentar o número de contaminados”, ressalta.
O secretário observa, no entanto, que a expansão maior de casos deve ocorrer a partir de maio, porque o vírus demora um pouco para se manifestar.
“Queremos conduzir isso de modo controlado. Se a população estiver ordeira, vamos levar essa situação sem grande prejuízo”, comenta, enaltecendo a importância do Centro de Triagem neste caso. “Estamos trabalhando com quatro médicos pela manhã e outros quatro à tarde, todos extremamente capacitados para o tratamento de pacientes com sintomas respiratórios. Estamos confiantes e otimistas, entendendo que a equipe está fazendo um grande trabalho”, finaliza.