Coronavírus: como funcionam os tratamentos contra o câncer durante a quarentena
Transporte para sessões de quimioterapia e radioterapia é realizado normalmente
Durante o período de quarentena, diversos serviços e entidades estão atuando de forma limitada. É o caso da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, que está cumprindo o isolamento. Apesar disso, a rede segue à disposição para levar e trazer pacientes que estão fazendo tratamento contra o câncer, realizado em Blumenau.
Conforme a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro, quem estava em tratamento de quimioterapia e radioterapia em Blumenau continua fazendo as sessões normalmente.
A princípio, a Rede Feminina estavam transportando duas mulheres em tratamento, uma em quimioterapia e outra na radioterapia. Segundo Miriam, por causa da quarentena, os familiares estão em casa e decidiram levá-las nas sessões. Devido a isso, a Rede não está fazendo transporte, mas se coloca à disposição caso haja necessidade.
Durante o transporte das pacientes, segundo ela, são tomados os cuidados básicos como utilização de máscara e álcool em gel para uso na entrada e saída. A presidente da rede também destaca que todos os hospitais não estão permitindo a entrada de acompanhantes. Apenas o paciente pode entrar, qualquer outra pessoa deve aguardar fora do hospital.
De acordo com o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, o transporte dos pacientes oncológicos pela secretaria também está garantido, e não houve mudanças nestas atividades. Ele esclarecer que durante o transporte e após os procedimentos de quimioterapia e radioterapia, é necessário o uso de máscaras e cuidado redobrado para evitar contaminação.