Coronavírus: entidades empresariais enviam carta com reivindicações ao governador de Santa Catarina
Presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, comenta sobre pedidos
Presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, comenta sobre pedidos
Nesta segunda-feira, 30, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) realizou uma reunião para discussão do atual cenário econômico em meio a pandemia de coronavírus (Covid-19). As entidades decidiram enviar um documento único ao governador Carlos Moisés da Silva pedindo esclarecimentos e reivindicações sobre questões tributários e de proteção à economia catarinense.
Entre as principais solicitações, estão a postergação e parcelamento de pagamento de tributos, em especial o ICMS; oferta de crédito para empresas; redução de custos e revisão de prioridades no uso do recurso público; adiamento das eleições de 2020, com redirecionamento do fundo partidário para o enfrentamento da crise, e a concessão de férias e redução de jornada de trabalho do funcionalismo público.
“Durante a reunião, reafirmamos que nossa prioridade é saúde dos catarinenses, mas também nos preocupamos com a manutenção dos empregos devido à paralisação da atividade econômica. Queremos mitigar os efeitos sobre a economia, que é fundamental para a estabilidade social do estado”, afirmou o presidente da Federação da Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.
Segundo o Cofem, passadas duas semanas de quarentena em Santa Catarina, as empresas estão diante da necessidade de honrar compromissos como a folha de pagamento e diversos outros, e por enquanto, grande parte das medidas de apoio anunciadas não se materializaram na prática ou se mostram insuficientes.
“Vamos apoiá-los nas questões legais, mas precisamos da resposta daquilo que a sociedade espera do governo”, afirmou o presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Jonny Zulauf.
Participaram da reunião as federações da indústria (Fiesc), do comércio, bens e serviços (Fecomércio/SC), da Agricultura (Faesc), das associações empresariais (Facisc), de micro e pequenas empresas (Fampesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) e do transporte de cargas (Fetrancesc).