Coronavírus: Prefeito de Brusque sugere a reabertura gradual do comércio com regras para evitar o contágio
Ele participou de uma videoconferência organizada pela Fecam com outros chefes de executivos
Ele participou de uma videoconferência organizada pela Fecam com outros chefes de executivos
O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, participou de uma videoconferência organizada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com outros chefes de executivos que representam as quinze maiores cidades, além dos presidentes das associações municipais. O encontro também contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. No lado de Brusque, o vice-prefeito Ari Vequi e o secretário de saúde, Humberto Fornari, acompanharam a reunião online.
De imediato o Estado confirmou que vai abrir em Itajaí, um hospital de campanha com capacidade de 100 leitos para atendimento de casos que necessitem de internação hospitalar. O governo estadual, também informou a compra de 200 mil testes rápidos, que serão repassados as prefeituras, em especial aos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, porém, não foi informada a data de entrega.
Cada prefeito teve uma fala, para apresentar sugestões e fazer suas reivindicações. “A pergunta que fiz as autoridades estaduais está ligada a retomada gradativa do comércio, já que algumas categorias como barbeiros, salões de beleza e manicures estão trabalhando. Não somos contra essa medida, mas entendemos que eles possuem contato muito próximo com seus clientes. Minha sugestão é que o Governo de Santa Catarina, deveria imediatamente analisar a volta gradativa das atividades comerciais como um todo, observando os equipamentos de segurança, como máscaras, para seus colaboradores e as medidas epidemiológicas necessárias aos clientes, como uso de álcool em gel e o distanciamento de dois metros”, comenta o prefeito Jonas.
O Secretário de Estado da Saúde, comentou rapidamente sobre a sugestão apresentada pela Prefeitura de Brusque e disse que a medida está em análise pelo grupo gestor de combate ao coronavírus de Santa Catarina. O decreto atual, prevê o fechamento do comércio até esta terça-feira, 7, e não até a próxima quarta-feira, 8, como divulgado.