Coronavírus: Saiba por que a população de Brusque é obrigada a usar máscara

Decreto entrou em vigor nesta terça-feira

Coronavírus: Saiba por que a população de Brusque é obrigada a usar máscara

Decreto entrou em vigor nesta terça-feira

Nesta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Brusque publicou um decreto obrigando a população a utilizar máscaras ao sair de casa enquanto durar a pandemia do coronavírus, para prevenir a propagação da doença.

A medida vale a partir desta terça-feira, 14, e todos os cidadãos que romperem o isolamento social, seja se deslocando nas vias públicas, fazendo compras ou qualquer outras ações do gênero devem usar máscaras domésticas.

Na manhã desta terça-feira, no Centro de Brusque, muitas pessoas já estavam utilizando máscaras, tanto de pano quanto cirúrgicas, mas outras ainda estavam sem a proteção.

Osnir, de 68 anos, não está saindo muito de casa, mas quando sai está usando a máscara que fez em casa. Ele ficou sabendo do decreto da prefeitura, mas já estava usando antes disso. “Tem que prevenir”, ele diz.

Da mesma forma pensa Rosa, de 67 anos. Sabendo do decreto, ela saiu de casa pela primeira vez nesta terça, usando máscaras, mas disse que usaria mesmo se não fosse obrigatório. Como proteção, estava usando uma máscara cirúrgica, mas também comprou duas de pano.

Josiane, de 39 anos, estava andando pela avenida Cônsul Carlos Renaux com uma máscara que fez em casa para ela e também fez para a família. Ela usa quando sai de casa, mas diz que só vai para a rua quando necessário. Josiane também sabia do decreto.

No entanto, algumas pessoas não estavam sabendo. Jussara, de 24 anos, não estava usando máscara. Ela disse que não tem o equipamento de proteção e não estava sabendo do decreto.

Rogério, de 59 anos, não tinha conhecimento da obrigatoriedade e estava se máscara. Ele disse que está saindo pouco de casa e nesta terça foi até uma loja “rapidinho pagar um conta”. Porém, perguntou onde podia comprar e como fazia em casa, e se podia lavar.

As máscaras domésticas podem ser feitas com um pedaço de pano e elásticos, conforme ensina o Ministério da Saúde. Confira neste link.

As máscaras cirúrgicas também podem ser utilizadas, mas caso não sejam encontradas as de tecido servem. A orientação do Ministério da Saúde é que por conta da falta de equipamentos profissionais para a equipe de saúde, a população utilize as feitas com tecido.

Se utilizada a máscara cirúrgica, a população deve ficar atenta ao descarte pois não se deve colocar no lixo reciclado ou na rua.

A secretaria está fazendo uma pesquisa com empresas que estão produzindo máscaras para verificar a possibilidade de disponibilizar o equipamento aos comerciantes, para que distribuam aos clientes.

Mas o secretário de Saúde diz que estão orientando os comerciantes a encomendarem o equipamento para deixar na entrada dos estabelecimentos junto ao álcool gel.

Fiscalização

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, explica que neste primeiro momento os agentes da vigilância e a Polícia Militar vão orientar a população a utilizar a máscara, principalmente na área comercial da cidade.

Fornari diz que a obrigatoriedade do uso de máscaras foi um assunto bastante discutido entre o comitê de combate ao coronavírus. “Prevaleceu a nossa opinião em termos de saúde pública”.

Os estabelecimentos do município serão orientados a não permitirem a entrada de pessoas sem a proteção.

Os próximos passos após este período de orientação vai depender do número de pacientes contaminado no município.

“A máscara que eu estou usando protege os outros”

Uma dúvida entre a população é sobre a efetividade do uso de máscaras, porque o equipamento não protege os olhos.

O secretário de Saúde ressalta que é por este motivo que toda a população precisa usar, para que os fluídos fiquem na máscara e não atinjam outra pessoa.

“A máscara que eu estou usando protege os outros”, diz Fornari. Então se todos utilizarem máscaras, a chance de contaminação é muito menor.

“Por isso que peço e apelo para que exija que a pessoa que está ao seu lado use máscara”, finaliza o secretário.

Brenda Pereira
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo