Corpo de Bombeiros de São João Batista tem novo comandante
Tenente Bruno de César Toledo Camilo, que está há um mês no comando, avalia trabalho da corporação
Tenente Bruno de César Toledo Camilo, que está há um mês no comando, avalia trabalho da corporação
Desde o início de abril, o Corpo de Bombeiros de São João Batista conta com um novo comandante. O tenente Bruno de César Toledo Camilo assumiu o comando da corporação assim que retornou do curso de Perícia de Incêndio e Explosão para Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que ocorreu em Florianópolis.
Há pouco menos de um mês no município, o tenente afirma que o quartel de São João Batista é referência no estado. “É bem equipado, conta com um efetivo militar bem capacitado e um grande diferencial é a grande participação dos bombeiros comunitários”, avalia. Além disso, tenente César ressalta a aproximação da corporação com os órgãos municipais.
Neste primeiro momento, o comandante tem realizado um mapeamento do quartel para entender as principais necessidades operacionais. “Meu objetivo em São João Batista será o fortalecimento das nossas atividades preventivas, e tempo de resposta às ocorrências”, explica.
Outra prioridade será a aproximação da corporação com a comunidade, por meio de cursos e treinamentos. “Um dos programas que pretendo implantar no município será o Bombeiro da Melhor Idade, que é um curso destinado às pessoas acima de 60 anos. Ainda não temos data prevista, mas ainda neste ano devemos realizar”, afirma.
Em pouco tempo na cidade, o tenente afirma que foi bem acolhido pela comunidade e sente-se à vontade para se dedicar ao trabalho junto à população batistense. “É uma cidade muito boa. Com certeza eu vim para ficar”, garante.
Perito graduado
O curso em que o comandante do Corpo de Bombeiros de São João Batista participou, em Florianópolis, juntamente com outros 25 oficiais foi de caráter de pós-graduação lato sensu – especialização. Hoje, com a formação, tenente César é o único perito especializado em incêndio e explosão na área de São João Batista, Nova Trento e Major Gercino.
Antes, sempre que ocorria algum fato desta natureza, era necessário aguardar a vinda de um perito de Florianópolis para dar prosseguimento aos trabalhos da corporação. “Agora, a minha presença vai maximizar, fortalecer e agilizar esse trabalho”, acrescenta.
Cursos preventivos
Tenente César ressalta que pretende investir bastante nos cursos básicos de atendimento emergencial (CBAE), tanto para crianças, jovens, adultos e idosos. Em 6 de maio, por exemplo, o Corpo de Bombeiros abre o edital para uma nova edição do curso, que tem como requisito básico idade superior a 16 anos.
“Esses cursos são muito importantes, pois o foco é criar um comportamento preventivo na comunidade, e habilitá-la a promover uma primeira resposta frente a uma emergência. É uma forma de criar uma cultura preventiva na população”, diz o comandante.
A capacitação é oferecida de forma gratuita. Ao término do curso, os formandos interessados em tornarem-se bombeiros comunitários têm a oportunidade de participar da capacitação complementar exigida, para que possam atuar como voluntários no atendimento à população, agindo em conjunto com as guarnições militares. Para inscrição, é preciso acessar o site do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.