X
X

Buscar

Corpo de bombeiros militar de Santa Catarina tem novo comando-geral

Coronéis Edupércio Pratts e Charles Vieira assumiram o comando nesta quinta-feira

Na manhã de quinta-feira, 7, os coronéis Edupércio Pratts e Charles Vieira assumiram o comando geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis.

A ocasião, que contou com a presença do governador do Estado, Carlos Moisés, também foi marcada pela posse dos coronéis Daniel Fernandes, como chefe do estado-maior geral e Júlio César da Silva, como corregedor-geral.

Os novos comandantes já estabeleceram foco em quatro pontos principais de atuação. Para atuação à curto prazo, como reforço nas ações da operação Veraneio, atração de parcerias público-privadas para a instituição, desenvolvimento dos projetos sociais, além de ações alinhadas com o Governo, como a contratação de efetivo para a corporação e a digitalização de processos.

O subcomandante-geral, coronel Charles Vieira, terá a missão de atuar diretamente com a parte operacional e terá desafios para 2019.

Sobre o que pode melhorar em relação ao trabalho operacional e eficiência dos bombeiros, o coronel declarou que a instituição é bem reconhecida no estado e no Brasil. “Sempre temos coisas a fazer que podem melhorar e elevar a qualidade do serviço prestado à sociedade. Temos que aumentar nosso efetivo, pois isso irá potencializar o serviço lá na frente, além de realizar cursos em diversas atividades. Na área da força tarefa, que está em Brumadinho, por exemplo, pensamos em fazer um curso único para que tenhamos cada vez mais pessoas prontas para essas missões” declarou o subcomandante.

A solenidade também foi a despedida do coronel João Valério Borges, que não só deixou o comando-geral da instituição, como também passou para a reserva da corporação.

A respeito do Comando no CBMSC, o coronel João Valério Borges declarou ter sido um ano de trabalho promissor. “Me sinto feliz por ter chegado ao final da minha carreira no cargo de Comandante Geral da corporação e por ter dirigido a instituição neste período. Acredito que tenha sido um ano muito promissor, no qual conseguimos conquistas importantes para a corporação. Saio com a consciência de dever cumprido e feliz por ter colaborado com a minha instituição”.

Ao final da cerimônia, um banho de batismo inédito: o governador do Estado, Carlos Moisés, que também é coronel do corpo de bombeiros militar, promoveu o tradicional ato que marca a transição de uma nova etapa na vida dos profissionais do CBMSC.