X
X

Buscar

Correios exigem CPF ou CNPJ de remetentes nas encomendas; entenda

Exigência vale a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, 1, os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, seu CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não tenham tais documentos, o número do passaporte.

Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras formas de interatividade na entrega. Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.

Exposição

Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme já ocorre no caso de remessas internacionais.

Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que já exige que, nas encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote.

Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail.

Leia também:
– Criminosos tentam extorquir e ameaçam assaltar comércios em Brusque
– Colisão frontal entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no Dom Joaquim, em Brusque
– Brusque fecha contratação do técnico Gilson Kleina para a sequência da temporada
– Jovem é preso no primeiro dia de venda de drogas com mais de 40 pedras de crack em Blumenau
– Homem tenta furtar whisky em comércio, mas é detido pelos seguranças em Jaraguá do Sul

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
– Últimas notícias
– Reportagens especiais e dúvidas frequentes
– Nomes, números e informações dos candidatos

– Assista agora:
Conheça detalhes da reforma do Hotel Monthez, em Brusque