Correios se manifesta sobre atraso na entrega de correspondências em Guabiruba
Estatal diz que vai monitorar a distribuição no município
Após reclamações da comunidade com relação ao atraso na entrega de correspondências e mercadorias, a presidente da Câmara de Guabiruba, Rosita Kohler, redigiu em setembro um ofício pedindo esclarecimentos dos Correios em relação ao problema.
A proposição foi feita pelo vereador Haliton Teodoro Kormann na sessão do dia 27 de agosto. Na ocasião, Kormann relatou que os moradores reclamaram da falta de entrega das correspondências pelos Correios e a presidente da Câmara comentou que um pacote vindo da Alemanha foi devolvido.
Da mesma forma, o vereador Cristiano Kormann contou que a Câmara já recebeu correspondências de outros bairros.
A discussão resultou no ofício, que reforça a problemática enfrentada pela comunidade, que as vezes tem cartas e mercadorias devolvidas mesmo quando o destinatário tem endereço fixo e afirma que a agência local não apresenta justificavas plausíveis.
Em resposta à Câmara, a Gerência Regional de Coleta e Distribuição dos Correios em Santa Catarina (Gedis-SC), emitiu um documento no dia 28 de outubro, que foi lido na sessão ordinária nesta terça-feira, 12. O texto informa que a empresa vai monitorar a distribuição domiciliária em Guabiruba para verificar eventuais falhas operacionais que podem estar ocasionando o atraso.
No entanto, frisou que o monitoramento da qualidade de entrega de cartas de contas é difícil porque os contratantes dos Correios, as concessionárias e bancos, optam pelo envio sem o serviço adicional de registro – que possibilita o acompanhamento e o controle do objeto na postagem e na entrega, fornece comprovante no ato da postagem e também permite o rastreamento do objeto.
“Em muitos casos identificamos a postagem em data posterior ao prazo de 10 dias antes do vencimento da fatura, o que ocasiona a falsa percepção de atrasos dos correios”, escreveu a Gedis no ofício.
Confira a resposta dos Correios na íntegra:
Senhor Presidente,
Em atendimento ao relatado no ofício 131/2019, solicitando esclarecimento quanto ao atraso na distribuição de objetos postais na cidade de Guabiruba. E em consulta a área operacional, informamos que estaremos monitorando a distribuição domiciliária na cidade de Guabiruba, a fim de verificarmos eventuais falhas operacionais que podem estar acontecendo no âmbito da distribuição domiciliária.
Entretanto, o monitoramento da qualidade de entrega das cartas de contas de consumo é bastante dificultoso considerando que os contratantes do serviço de Correios, as concessionárias ou bancos, optam pelo envio sem o serviço adicional de registro. Em muitos casos identificamos a postagem em data posterior ao prazo de dez dias antes do vencimento da fatura, o que ocasiona a falsa percepção de atrasos dos Correios.
Sem mais, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Sandro Oliveira da Costa
Gedis SE SC
Juliano Cesar Românio