Corridas e caminhadas em trilha reúnem famílias em Guabiruba neste domingo
Evento WDC Trail ocorreu na chácara Alcides Seubert
Evento WDC Trail ocorreu na chácara Alcides Seubert
Atletas, crianças e cachorros participaram na manhã deste domingo, 28, WDC Trail em Guabiruba. O evento, de corrida e caminhada, reuniu famílias entorno do atividade física e natureza. Foram seis categorias diferentes, com 300 inscritos, que possibilitavam a participação de atletas experientes e até mesmo de pessoas que estão iniciando no esporte.
Na corrida de 5km, a principal categoria, o pódio masculino ficou com Rafael Oliveira em primeiro lugar, Marcelo Viana Grigório em segundo e Valdinei Brito Favacho em terceiro. Na categoria feminina, Gleisiane de Sousa Moreira garantiu o primeiro lugar, Elizete de Souza Geanesini Feliz o segundo e Beatriz Pereira Kuster o terceiro. Os troféus seguem a proposta do evento de cuidado com o meio ambiente e é feito a partir de madeira de reflorestamento.
Entre os objetivos da WDC Trail, conforme os organizadores, foi de trazer a experiência de caminhada e corrida na modalidade trail para toda a família. Além disso, o evento disponibilizou espaço para Apae Brusque e a ONG Pata Guabiruba comercializar e reverter a verba para as entidades.
Em respeito às regras sanitárias vigente em Santa Catarina, antes de entrar no local de largada, todos os participantes tiveram as mãos higienizadas com álcool e a temperatura corporal medida.
Entre os atletas de mais experiência estava Nando Melo de 40 anos. Ele pratica o esporte há pelo menos dez anos e sempre focado na modalidade trail, ou seja, que não ocorre no asfalto. “Eu dou mais preferência para o contato com a natureza. Por essa experiência fora do asfalto, fora do perigo de atropelamento e fora do mundo urbano”, disse.
Para Nando o percurso não é desafiador. No seu currículo de corridas, a WDC Trail é a de menor trajeto. Mas segundo o atleta ele não foca na performance e sim na experiência, prática de exercício físico e contato com a natureza.
Já para Matheus Alves, 31 anos, o evento traz novidades para sua rotina. Além de ser o primeiro evento de corrida que participa, ele sempre realizou a prática do exercício em área urbana. Sendo sua estreia em competição, o foco não está no pódio. “Faz dois anos que eu corro, é a primeira vez em uma corrida profissional. Então vim para conhecer, saber como é em evento, já que nunca participei, ainda mais sendo em trilha. Vim para fazer um dia diferente”, falou.
Em sua prática de corrida, Matheus sempre se exercitou sozinho na avenida Beira-rio. “Quando tem outras pessoas correndo, tu se espelha na energia do outro e se sente mais motivado”, comenta sobre a experiência de participar do evento.
Entre os inscritos da categoria de caminhada de 3km está Tatiane Carvalho de 41 anos. Ela iniciou a prática de caminhadas em iniciou de outubro e confessa que o começo foi desafiador. “Motivos de saúde, pressão alta, um monte de coisa envolvendo, eu comecei a participar do treinos das WT Eenergy. Foi bem difícil no começo. Foi metro por metro. A gente vai se dedicando. É um esforço diário”, comentou.
Convidada para participar do evento, Tatiane decidiu se inscrever com o objetivo de superar suas marcas. Além disso, sua participação também serviu como motivação para treinar e se preparar para a WDC Trail.
Devido às diferentes modalidades, o público presente no evento era bem diversificado. “Eu estou achando bem legal porque aqui tu vê todo tipo de pessoa. As vezes a gente fica com vergonha por causa da nossa idade. Já passei dos 40 e estou começando agora. Mas aí você vê que tem jovem, tem família, tem famílias inteiras participando então essa energia te impulsiona a querer sempre mais”, falou Tatiane, que já espera por uma próxima edição.
Outro participante da modalidade de caminhada é Alcides Seubert, proprietário da chácara onde ocorreu o evento. “Eu caminho direto aqui. Faço por esporte. Quando eles vieram falar comigo para fazer o evento aqui eu fiquei até contente e animado”, comentou.
Esta também é a primeira vez de Alcides em um evento de caminhada. “Estou achando legal a energia das pessoas. É fortificante. Faz bem à saúde”, ele reforça que não teve dúvida na hora do convite para sediar a WDC Trail.
Já Fábio Aires foi ao evento para acompanhar Matheus, em sua estreia em competição, e aproveitou para participar da caminhada com seu cachorro Cálem. “Eu vim para trazer o cachorro e fazer um dia diferente. Ele passa mais tempo dentro do apartamento do que fazendo atividades.”, disse. Fábio também revelou que, junto com Matheus, busca trazer mais saúde para o dia a dia e decidiu integrar o cachorro nessa rotina.
O casal Marcos e Fátima Eger estão entre os apoiadores da WDC Trail e decidiram trazer toda a família para o evento. Seus filhos, Izabelly, de 11 anos e Lorenzo, de 6 anos, participaram da caminhada para crianças. Com muita energia, os dois já seguem o exemplo dos pais e praticam exercício físico jogando futebol regularmente.
O pai revela que ambos os filhos são bem competitivos e gostam de um desafio. O pequeno Lorenzo diz que se já se via no pódio. “Eu vou chegar em segundo ou terceiro”, afirmou o menino.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: