Corte da cuca gigante atrai a população no aniversário de Brusque
Tradicional prato foi servido na praça Barão de Schneeburg, no Centro
Os 159 anos de Brusque foram comemorados de uma forma deliciosa, neste domingo, 4: com o corte de uma cuca gigante. A tradição teve novidades neste ano, já que foi preparada por funcionárias da rede municipal e o prato foi servido na praça Barão de Schneeburg, no Centro, logo após o desfile.
Até ano passado, a cuca era feita por uma confeitaria da cidade, mas em 2019 foi fabricada por quatro funcionárias da Secretaria de Educação que trabalham na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Paquetá: Wanderléia Paoli, Ana Maria Paoli, Marileide Simone da Silva e Jovelina Voss.
Wanderléia conta que o trabalho começou às 18h e só terminou quase 8 horas depois, perto das 2h da madrugada de domingo, 4. “Foi uma experiência muito gratificante”, revela.
A receita usada para as cucas é de Ana Maria, também funcionária da escola e cunhada de Wanderléia. Os sabores servidos foram os tradicionais abacaxi, coco, queijinho, chocolate, farofa e banana.
O comprimento da cuca também foi simbólico: 15 metros e 90 centímetros, em alusão aos 159 anos de aniversário.
O empenho das funcionárias encantou Geysa de Paula, que foi às comemorações do município com o filho Davi e com a sobrinha Yasmim Figueiredo. “Foi a primeira vez que comi cuca, adorei”, comentou logo depois de se deliciar com o doce.
A “estreia” de Geysa com a cuca tem justificativa. Do Pará, ela está em Brusque há apenas uma semana e mora no Centro.
Aniversário
O prefeito Jonas Paegle e o vice-prefeito Ari Vequi cortaram a cuca gigante em parceria. Os secretários também marcaram presença, assim como integrantes da comitiva alemã de Karlsdorf-Neuthard, que estão em Guabiruba.
“Estamos cortando a cuca e o pessoal da comitiva que veio de fora experimentar a nossa cuca do Brasil, e servindo para toda a população de Brusque. A cuca é um símbolo nosso de uma festa de gastronomia que já está sendo feita e vai ser continuada. Brusque vai ser a capital da cuca”, afirma o prefeito.
O vice-prefeito Ari Vequi também destaca a presença da comitiva alemã. Ele acrescenta que Brusque tem origens alemã, italiana e polonesa, mas abraça todas as etnias, inclusive, uma família haitiana participou de uma missão em ação de graças na Paróquia Santa Terezinha.
“Eu tenho falado que a cidade vive um novo momento. Desde 2017 temos feito um trabalho para recuperar a credibilidade da cidade”, afirma.
O corte da cuca aconteceu logo após o canto de “parabéns”, entoado por todos presentes. O deputado federal Celso Maldaner (MDB) também marcou presença. A população fez uma longa fila e saboreou a iguaria rapidamente.