Covid-19: após quase 50 dias internada, idosa recebe alta do hospital em Brusque
Mulher estava em estado grave mas conseguiu se recuperar
A moradora de Brusque Inês Araldi, de 82 anos, ficou mais um mês internada no Hospital Azambuja após contrair Covid-19, e recebeu alta nesta sexta-feira, 11. Por ela apresentar comorbidades, o quadro era grave e ela passou por complicações, mas felizmente Inês se recuperou.
A neta dela, Meriele Schmitz, explica que a avó foi levada ao Hospital e Maternidade Dom Joaquim no dia 27 de julho com falta de ar. De imediato foi transferida para o Hospital Azambuja, onde foi diagnosticada com Covid-19.
Ela ficou internada no quarto, mas no dia 1º de agosto foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi entubada. “O caso da vó era grave”, lembra Meriele.
Por Inês estar no grupo de risco, com diabetes e hipertensão, o médico disse à família que era preciso ter os pés no chão. “No começou eu fiquei muita desanimada. Muitas coisas eu não falava pros meus irmãos porque sabia que eles entrariam em desespero”, conta a filha, Adriana Araldi.
Depois, o médico começou a dar esperanças. “Quando ele começou a dizer pra mim que a mãe era guerreira eu fiquei feliz”, lembra. “A mãe teve muita vontade de viver”, completa.
Dia 20 de agosto os médicos disseram que tirariam Inês da entubação e os sedativos. Ela reagiu bem recebeu alta da UTI no dia 22 de agosto, um presente de aniversário segundo a neta. A avó completou 82 anos no dia 23.
Reviravolta
Na data em que deveria ganhar alta do hospital, em 27 de agosto, os médicos descobriram uma hemorragia que durou quatro dias. Inês recebeu transfusões de sangue e aguardava uma vaga na UTI, porque também estava com uma bactéria. “Para surpresa dos médicos, da noite para o dia a hemorragia parou e ela não precisou mais da UTI”, conta a neta.
Porém, a bactéria que não havia afetado nenhum órgão foi para a bexiga, causando uma infecção. Os médicos a trataram com antibióticos e nesta segunda-feira, 7, Inês já estava melhor e felizmente recebeu alta nesta sexta-feira.
Meriele espera que a recuperação da avó traga esperanças para os familiares de outros pacientes que contraíram o novo coronavírus.