X
X

Buscar

Covid-19: após servidora testar positivo, UBS de Brusque será fechada para evitar contaminação

Servidores demonstraram preocupação e acionaram sindicato nesta quinta-feira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Joaquim estará fechada nesta sexta-feira, 24. O motivo é que uma servidora da UBS teve o teste para Covid-19 positivo e já foi afastada de suas atividades.

A UBS funcionou normalmente até esta quinta-feira, 23. Cerca de 20 colaboradores tiveram contato com a servidora infectada e continuaram com suas atividades, inclusive, recebendo a população para atendimento, seguindo todos os protocolos de higiene.

Nesta quinta-feira, após saberem que o teste da colega deu positivo, os servidores acionaram o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb) demonstrando preocupação com a situação. Os trabalhadores que tiveram contato com a servidora infectada ainda não foram testados e o prédio da UBS ainda não recebeu desinfecção.

“Eles não sabem se estão positivados ou não. Todos tiveram contato com essa trabalhadora que foi afastada. Ela tinha sintomas de rinite que se prolongaram, fez o teste e deu positivo para a Covid-19”, diz o presidente do Sinseb, Orlando Soares Filho.

Na tarde desta quinta-feira, 23, o presidente do Sinseb se reuniu com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, para entender qual o procedimento seguido pela prefeitura em casos como este.

Eles foram até a UBS e lá ouviram os servidores. Na reunião, ficou decidido que a secretaria de Saúde vai repassar o protocolo do Ministério da Saúde e do governo do estado para o sindicato, que vai sugerir medidas para garantir a saúde dos servidores.

“Vamos sugerir e melhorar o protocolo. Queremos contribuir para que esse protocolo seja adotado como padrão nas outras unidades. Eles estão na linha de frente. A preocupação é generalizada, não apenas na UBS Dom Joaquim. Outras unidades podem ter essa situação, já que os servidores da saúde são os primeiros a serem contaminados”, destaca.

O que diz a secretaria de Saúde

O secretário Humberto Fornari determinou o fechamento da unidade de saúde nesta sexta-feira, 24. “A unidade será fechada para a desinfecção, para higienização dentro do nosso próprio protocolo. Não vejo necessidade, pois estamos fazendo as barreiras de higiene respiratória e de distanciamento, mas para tranquilizar os servidores e também a população vamos fazer a desinfecção”, afirma Fornari.

De acordo com ele, os servidores também foram autorizados a realizar o teste, caso se sintam mais seguros. “Não temos isso no protocolo, a testagem é somente para os servidores com sintomas, mas deixamos livre para aqueles que quiserem fazer e se tranquilizarem”.

Ainda de acordo com o secretário, a UBS retorna ao atendimento normal na segunda-feira, assim como os servidores. “Não há porque fazer o afastamento dos funcionários”, diz.

Ele destaca que a partir de agora, as UBS serão fechadas para higienização quando tiverem algum servidor positivado. “O protocolo agora será esse. A equipe se sentiu mais segura e vamos adotar essa forma de trabalho, como prevenção. É melhor pecar pelo excesso”.

Outros municípios

Diversos municípios registraram nas últimas semanas casos de servidores da saúde infectados com a Covid-19. Em São José,na Grande Florianópolis, duas UBSs foram fechadas por sete dias após contaminação de servidores.

Em Joinville, medida semelhante foi adotada. Após servidores apresentarem sintomas da doença, a unidade foi fechada por um período e os trabalhadores afastados.

Em Navegantes o posto de saúde ficou fechado por cinco dias depois de uma funcionária testar positivo para a doença.