Covid-19: aumento de casos é esperado nos próximos dias em Brusque, diz Secretário de Saúde
Humberto Fornari explica que aumento registrado nesta segunda-feira era esperado com a previsão da segunda onda da doença
Humberto Fornari explica que aumento registrado nesta segunda-feira era esperado com a previsão da segunda onda da doença
Nesta segunda-feira, 26, Brusque registrou 47 casos confirmados da Covid-19. O número se destaca por ser maior do que vinha sendo registrado diariamente na cidade. O secretário de Saúde, Humberto Fornari, explica que o aumento já era esperado com a previsão da pasta para a segunda onda da doença.
De acordo com ele, Brusque poderá ter um aumento expressivo de casos nos próximos dias. Ele ressalta o número de pessoas atendidas no Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratório, que chegou a um nível mínimo de 516 pessoas por semana, foi para 669 na última semana.
“É óbvio que, com tudo aberto e funcionando, com o estado liberando tudo, o índice de transmissão vai aumentar. A gente tem feito esse acompanhamento, dentro do Centro de Triagem, o índice de transmissão que tem aumentado. Isso reflete no número de pacientes contaminados”, diz.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda, são 5.928 diagnósticos positivos da Covid-19 em Brusque. Destes, 5.810 são considerados recuperados e 60 ativos.
Ainda, são 158 casos que estão sendo investigados e 307 moradores são monitorados em casa. No hospital estão internados três pacientes em enfermaria e três na UTI. Desde o início da pandemia o município registrou 58 óbitos.
Fornari também comenta sobre as diretrizes do estado que autorizaram a reabertura de casas noturnas e de shows, com a limitação de 30%.
“Ressaltando a portaria 744, a qual realmente proíbe a aglomeração no interior dessas casas noturnas, dessas casas de shows. Inclusive, proíbe pista de dança, esse espaço precisa ser ocupado com mesas”, continua.
Veja mais:
– Prefeitura de Brusque edita decreto sobre casas noturnas e de shows
A orientação da Prefeitura de Brusque é que todas as pessoas que apresentarem sintomas da doença (tosse, coriza, catarro, febre e falta de ar) procurem imediatamente o Centro de Triagem, que está em funcionamento no Pavilhão da Fenarreco, entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h nos fins de semana e feriados.
O número (47) 9 8848 1054, que atende exclusivamente pela plataforma WhatsApp, está disponível para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a doença.
Denúncias sobre aglomerações, estabelecimentos comerciais que não estão cumprindo as regras do Decreto Municipal e ainda, pessoas com diagnósticos positivos para o Covid-19 que não estão em isolamento podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 9 8812 0677.